Contabilidade Rural
Artigo: Contabilidade Rural. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: done • 20/8/2013 • 1.440 Palavras (6 Páginas) • 946 Visualizações
CONTABILIDADE RURAL
¹Jociliede Rodrigues Dias, Acadêmica do curso de contabilidade da instituição ITOP.
²Gilsilvanio Aires de Paiva , Acadêmico do curso de contabilidade da instituição ITOP.
³ Freurismar , Professor Orientador.
1 Introdução
O Setor Agrícola apresenta características que o diferencia dos demais setores da economia.
O clima determina as épocas de plantio, tratos culturais, colheitas, escolha de variedades e espécies, vegetais e animais. Algumas fases do processo produtivo se desenvolvem sem a existência de trabalho físico. Não há flexibilidade para alterar a sequência da produção e a terra é participante da produção. Além disso, o empresário rural se depara com um Sistema de Competição Econômica que o impede de controlar o preço de seus produtos, que ditado pelo mercado, pode ser até inferior aos custos de produção. A Contabilidade Rural, que abrange não só o Setor Agrícola, mas também as atividades zootécnicas e agroindustriais contêm características que a distingue de forma acentuada da Contabilidade aplicada a outros setores. Não só pelas particularidades da Contabilidade Rural, mas principalmente pela importância desta contabilidade para o empresário rural, é que o presente artigo visa abordar as características, conceito e definições deste ramo da Contabilidade. A Contabilidade Rural é tida como principal instrumento de apoio à tomada de decisão. Ela, como parte integrante do sistema de informação da empresa, coleta e processa dados que vão gerar relatórios contábeis. Estes relatórios vão proporcionar à gerência um fluxo contínuo de informações sobre os mais variados aspectos econômicos e financeiros da empresa. É evidente a importância da Economia Agrícola para o Brasil, inclusive do ponto de vista de sua contribuição significativa para manter o homem no interior, diminuindo o êxodo rural e desenvolvendo cidades no interior dos Estados brasileiros.
1.1 Problema
Muito se fala sobre contabilidade rural, sobre os conceitos pertinentes, sobre a necessidade e utilidade de sua existência nas instituições e, apesar de a contabilidade rural já existir e vir se desenvolvendo há algum tempo, muitos produtores rurais no Brasil ainda não a utilizam, embora seja reconhecida sua utilidade, principalmente como instrumento para auxiliar o processo de tomada de decisões. A falta de conhecimento sobre a contabilidade gerencial nas pequenas empresas rurais tem dificultado a gestão eficiente e eficaz de seus negócios. Busca-se responder a seguinte questão: A contabilidade gerencial pode melhorar a qualidade da gestão das pequenas empresas rurais?
1.2 Objetivos:
1.2.1 Objetivo Geral:
Este trabalho visa demonstrar a importância da Contabilidade Rural para o produtor rural, como ferramenta gerencial que permite, por meio de informações contábeis, o planejamento e o controle orçamentário para tomada de decisões.
1.2.2 Objetivos Específicos:
Os objetivos específicos desta pesquisa são:
• Definir contabilidade rural e áreas de aplicação;
• Demonstrar contabilidade rural e seus principais objetivos;
• Evidenciar a contabilidade rural como instrumento de apoio a gestão das propriedades rurais.
2 Desenvolvimento
2.1 Aplicações, Conceitos e Particularidades da Contabilidade Rural.
A contabilidade é uma ciência que é estudada de forma geral ou especifica, de modo a atender as necessidades de informação de cada setor produtivo tem suas particularidades a serem observadas contabilmente, a fim de alcançar maior eficácia nas informações e contribuição para as quais a contabilidade foi designada. Pode-se dizer que o objetivo principal da contabilidade, é o de permitir a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, bem como contribuir nas tendências futuras. A contabilidade rural é uma ramificação da contabilidade e possui importância significativa no contexto econômico e social, portanto, é importante conhecê-la, pois esta é vista pelos produtores como uma técnica complexa e que apresenta um baixo retorno prático. Outra coisa que limita a aplicação da contabilidade de custos em empresas rurais é o entendimento de que tem apenas finalidades fiscais, não possuindo grande interesse por uma aplicação gerencial. Com desenvolvimento tecnológico e as mudanças provocada pela economia globalizada a agricultura foi afetada, exigindo qualificação dos gestores e fazendo com que a agricultura se tornasse mais competitiva, aumentando os rendimentos e reduzindo os custos. Dessa forma, gera-se uma renda maior e criam-se novos empregos, fornecendo a base para implantação de indústrias. Assim, torna-se de suma importância a necessidade de profissionais qualificados para operarem em todas as atividades rurais, tanto na própria produção quanto na área administrativa, visando buscar maior eficiência no controle econômico-financeiro. Nesse contexto, a contabilidade pode desempenhar um importante papel como ferramenta gerencial, por meio de informações que permitam o planejamento, o controle e a tomada de decisão, transformando as propriedades rurais em empresas com capacidade para acompanhar a evolução do setor, principalmente no que pertence aos objetivos e atribuições da administração financeira, no controle de custos, na diversificação de culturas e na analise de resultados.
A Contabilidade Rural não se limita a contribuir com as empresas rurais apenas nos aspectos fiscais definidos obrigatoriamente por leis, sua contribuição avança para modelos gerenciais que adicionam valor as empresas. A importância da contabilidade rural destaca-se como principal instrumento de apoio as tomadas de decisões durante a execução e o controle das opções da empresa rural. A Contabilidade Rural há muito é comentada, mas pouco conhecida pelos produtores rurais, não tendo assim, conhecimento
...