Contexto Empresariald
Ensaios: Contexto Empresariald. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: walyson91 • 2/5/2014 • 1.167 Palavras (5 Páginas) • 170 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................7
REFERÊNCIAS............................................................................................................8
1 INTRODUÇÃO
A administração é definida como o processo de trabalhar com pessoas e recursos na busca de realizar os objetivos da organização, e para auxiliar os administradores é necessário a utilização das funções administrativas que são: planejar, organizar, dirigir e controlar. Mas as organizações sofrem com as interferencias das variáveis macroeconômicas, ou seja, as mudanças que acontecem no ambiente externo ao da organização e que podem representar ameaças ao desenvolvimento do plano estratégico ou oportunidade de melhoramento. Então se faz necessário o controle contábil que fornece as informações do desempenho econômico. Surge a necessidade das empresas que quiserem se destacar e adquirir o titulo de uma empresa cidadã, atuarem em ambas as gestões sociais, tanto a interna quanto a externa.
2 DESENVOLVIMENTO
A administração pode ser definida como o processo de trabalhar com pessoas e recursos na busca dos objetivos da organização. Em um mundo moderno, globalizado e complexo, faz-se necessário ter uma base de conhecimentos sólidos para que a organização continue competitiva no mercado, nesse sentido uma análise organizacional é de muita importância. Conforme Chiavenato (2000), a análise organizacional é o processo pelo qual se examinam os recursos financeiros, mercadológicos, produtivos e humanos da empresa como fatores conjuntos, verificando quais são as forças e as fraquezas e como podem ser exploradas e defrontadas as oportunidades com as ameaças que o ambiente oferece. Nesse sentido, faz-se necessário que o gestor tenha em mente as funções administrativas que são: planejar, organizar, dirigir e controlar, compreendendo quanto uma organização como um todo pode levar a obter resultados eficazes. Silva (2010) afirma que planejar é se preparar estabelecendo metas e realizando previsões futuras, ou seja, significa pensar antecipadamente nos objetivos e nas ações. Organizar é o processo que envolve reunir e coordenar os recursos necessários para atingir um objetivo. No que se refere à direção Silva (2010) ressalta que significa dirigir, influenciar e motivar os empregados a realizar tarefas essenciais. Já a função de controlar é certificar-se de que os atos dos membros da organização levam-na, de fato, em direção aos objetivos estabelecidos.
No mercado competitivo atual as organizações devem estar atentas para toda e qualquer ferramenta que possibilite a busca pela otimização do funcionamento do seu processo produtivo. Diversos fatores afetam o desempenho dessas organizações, e dentre eles podemos citar as variáveis externas ou macroeconômicas. As variáveis externas são mudanças que acontecem no ambiente externo ao da organização e que podem representar ameaças ao desenvolvimento do plano estratégico ou oportunidade de melhoramento. Essas mudanças podem ser percebidas principalmente nos campos da economia, política, social, cultural, demográficas, tecnológicas e outras. É através das variáveis externas que é possível estabelecer uma análise externa e medir o impacto de cada uma destas na vida saudável de uma empresa.
Elas surgem em razão da flutuação e volatilidade de preços de mercadorias e ativos financeiros, influenciados pela desvalorização cambial, regime de taxas de câmbio flutuantes, processos inflacionários, determinação de taxas de juros interna, dentre outros fatores, interferindo na formação dos preços de mercado, atingindo a atividade econômica.
É totalmente relevante ao empreendedor ter o total controle de seu empreendimento, principalmente dos custos e despesas. O controle contábil é importantíssimo para qualquer organização justamente por ser a mais importante ferramenta de dados para gerenciamento que existe. O controle compreende tudo, relatórios legais como Balanço, DRE, DFC, relatórios gerenciais como controles de estoques, planilhas diversas, funcionários além de ser naturalmente, como dito acima, uma ferramenta de gestão, pois, permite conciliar e revelar todas estas informações aos gerentes. O controle contábil fornece além dessas informações de desempenho econômico, custos e lucros sobre os produtos, serviços, clientes e das atividades, também gera um feedback aos funcionários de todos os níveis, desde os operacionais, até os de alto escalão sobre seu desempenho, para fins de melhorias. Por favorecer e auxiliar o processo de gestão nas empresas é uma ferramenta de planejamento que além de detectar falhas também as previne. E mais, tem o poder de mensurar o desempenho das unidades operacionais descentralizadas, a fim de melhorar o processo de gestão das organizações e criar valor para os clientes.
Considerando-se que o ambiente no qual se inserem as empresas vem se tornando cada vez mais turbulento, onde alterações econômicas, políticas, sociais e tecnológicas
...