Contextualizada de Colorimetria e Texturização Capilar
Por: fernandawinter • 10/12/2022 • Pesquisas Acadêmicas • 364 Palavras (2 Páginas) • 107 Visualizações
Contextualizada de Colorimetria e texturização capilar
Fernanda Winter Bezerra da Cunha
Matricula: 28297387
Estética e cosmética UNG
A melhor forma de cuidar dos cabelos durante a é realizando um cronograma capilar. A técnica consiste em uma rotina de tratamentos que reveza hidratação, nutrição e reconstrução dos fios. Dessa forma, conseguimos repor água, nutrientes e a queratina estrutural do cabelo. O cronograma capilar é indicado para todos os tipos de fio.
Ele é uma referência que te ajuda a repor os nutrientes necessários para um cabelo 100% saudável, já que os procedimentos químicos e o uso excessivo do calor nos fios podem causar danos e deixar os cabelos ressecados, sem brilho e com frizz.
Hidratação: A hidratação repõe a água e os nutrientes, deixando os cabelos macios e com brilho. Duda afirma que todos os cabelos precisam ser hidratados, até mesmo os que são virgens, porque as agressões sofridas no dia a dia danificam os fios e abrem as escamas, causando pontas duplas.
Nutrição: A nutrição capilar repõe os lipídios necessários e devolve a oleosidade natural dos fios. Ela é indicada para cabelos ressecados, sem movimento e opacos. Mais uma vez, não peque pelo excesso, isso pode deixar os fios pesados, com oleosidade extrema e um aspecto de cabelo “ensebado”.
A cabeleireira chama atenção para os produtos usados nessa etapa: muitas vezes os tratamentos caseiros são feitos com máscaras de alimentos industrializados ou frutas, mas Duda alerta que os agrotóxicos ou a química contidos em alguns desses produtos podem danificar os fios, por isso fique atenta! Um produto próprio para cabelo pode ser mais indicado.
Reconstrução: Cabelos quebradiços, porosos e submetidos a processos químicos (descoloração, tintura, entre outros) são os que mais necessitam da reconstrução. Ela repõe a queratina, devolve a rigidez e a força dos fios. É importante realizar esse processo pelo menos uma vez no mês.
Mas, tem um cuidado: o excesso pode deixar o fio muito rígido e ocasionar a quebra. Deve ser feita no máximo a cada 15 dias.
A análise capilar para diagnosticar o tratamento ideal para cada cabelo pode ser feita também a olho nu, verificando couro cabeludo e a saúde dos fios.
...