Continuidade entre pesquisa educacional e extensão
Seminário: Continuidade entre pesquisa educacional e extensão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jucorreas • 8/5/2014 • Seminário • 634 Palavras (3 Páginas) • 351 Visualizações
A indissociabilidade entre ensino pesquisa e extensão
1- Segundo a coordenadora do ENEPE, professora Dra. Maria do Carmo Vieira:
O ensino é o processo de transmissão de conhecimentos de diferentes formas, teórica, prática e de exemplos. De modo geral, o ensino é entendido como aquilo que se transmite dentro da sala de aula, mas o dia a dia do professor pode ser entendido como o ensino e por isso devem-se dar bons exemplos de comportamento.
A pesquisa é a busca de resultados a questões relacionadas a cada área do conhecimento de maneira prática e teórica. Dá oportunidade a alunos e professores exercitarem o que lhes é transmitido nas salas de aula. Para professores e alunos constitui oportunidade de trabalhar em equipes que envolvem colegas, alunos de diferentes níveis, de graduação e pós-graduação.
2- A extensão é uma forma de levar para a comunidade os resultados do ensino e da pesquisa. A comunidade em geral vê a universidade como uma instituição inatingível, um local ao qual ela não tem acesso; por isso, a comunidade universitária deve fazer chegar até ela suas atividades, para desmistificar esse paradigma.
E a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão determina formação interdisciplinar, possibilita a formação de um profissional eclético, que é o esperado pelo mercado de trabalho. Por isso, além dos ensinamentos teóricos e práticos, todo estudante deve se envolver em atividades de pesquisa e extensão, além dos intercâmbios.
3- (ANDES 2003), ao referir-se aos princípios que fundamentam o denominado padrão unitário de qualidade, reafirma:
‘’O princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão reflete um conceito de qualidade do trabalho acadêmico que favorece a aproximação entre universidade e sociedade, a auto-reflexão crítica, a emancipação teórica e prática dos estudantes e o significado social do trabalho acadêmico. A concretização deste princípio supõe a realização de projetos coletivos de trabalho que se referencie na avaliação institucional, no planejamento das ações institucionais e na avaliação que leve em conta o interesse da maioria da sociedade’’.
4- ‘’A relação entre ensino, pesquisa e extensão deveria conduzir a mudanças significativas nos processos de ensino e aprendizagem, colaborar efetivamente para a formação profissional de estudantes e professores e fortalecer os atos de aprender, de ensinar e de formar profissionais e cidadãos. ’’
5- O papel social da universidade na construção de uma sociedade igualitária e democrática requer a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Como aponta Pucci (1991, p.33-42), a expressão “indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão” não deve ser considerada como uma fraseologia de efeito, mas deve ser um instrumento na direção da construção de uma universidade de um bom nível acadêmico, pública, autônoma, democrática, que efetivamente propicie a inclusão da maioria de acordo com suas necessidades concretas.
6- Com efeito, a concepção de ensino superior disposta no artigo 207 da Constituição Federal, “as universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira
...