Controladoria Hospitalar
Dissertações: Controladoria Hospitalar. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: HelenAlonso • 21/9/2013 • 969 Palavras (4 Páginas) • 568 Visualizações
A CONTROLADORIA HOSPITALAR E O MODELO DE GESTÃO
A concepção da controladoria hospitalar como uma unidade do processo de controle de gestão está firmada em uma visão ampla, ou mesmo holística do processo de gestão, com bases sólidas no sistema de informações contábeis, gerenciais e técnico-operacionais da assistência.
A controladoria tem no modelo de gestão de entidade hospitalar ou de saúde uma concepção de interconexão lógica e operativa sobe uma mesma base de conceituação de integralidade organizacional.
O modelo de gestão de um hospital, em suma, expressa na prática o caminho objetivo de concretizar a sua missão, visão e valores, que se configuram de forma muito clara e abrangente, através do emprego do BSC, o qual somente é possível com a estruturação de um modelo de gestão que possa ser acompanhado e controlado por um excelente e eficaz processo de controladoria hospitalar.
Todos os aspectos e procedimentos na forma de planejar, executar e avaliar a entidade, dentro dessa abordagem de BSC, passam por esse processo de gestão estruturada, por meio da controladoria hospitalar, e com isso, o “estar no mundo da gestão hospitalar”, dando respostas as resiliencias da entidade, envolve sistematicamente:
1. A existência de um planejamento estratégico com realinhamento de mercado e da própria organização;
2. A qualidade ou excelência das decisões (proativiadade);
3. Grau de participação e de autonomia dos gestores no processo decisório;
4. Critérios de avaliação e desempenho
5. Estilo gerencial: papeis e posturas.
A Controladoria Hospitalar no modelo de gestão tem ainda um papel fundamental no sentido de promover a aprendizagem e conseqüentemente o aperfeiçoamento do próprio modelo, do processo e das pessoas.
Definido o modelo de gestão e adotado o estilo gerencial mais adequado, deve-se definir o processo de gestão com base nos elementos de planejamento, execução, controle e avaliação, levando-se para uma convergência do modelo decisório, definindo e traçando o caminho da decisão, bem como os instrumentos para aferição de sua performance.
O processo de gestão dentro deste contexto de controladoria deve levar o processo de tomada de decisão visando à eficiência, eficácia e a efetividade, não sendo apenas um processo de metas e medidas de resultados de base contábil, mas, onde a efetividade no hospital, também, está relacionada ao grau de satisfação do cliente usuário dos serviços, refletindo a qualidade percebida, o valor intangíveis dos serviços, sob a ótica do cliente.
O resultado econômico certamente deve ser um tradutor da eficácia gerencial dentro desse processo decisório, que tem por excelência o fluxo de caixa, que atua como instrumento de aferição da gestão eficaz e o EVA como um tradutor da eficácia organizacional, entretanto, essa análise não deve ser apenas na perspectiva financeira, mas no todo holístico da organização, em perfeita interconexacão com as outras perspectivas do BSC, incluindo a perspectiva social, do cliente, de processos e de aprendizado.
O núcleo ou unidade de controladoria deve gerenciar esse conjunto holístico de instrumentos, indicadores e métricas de avaliação, e para isso, necessita envolver-se em todo o processo, participando desde do planejamento estratégico, plano de ações, programas, e demais instrumentos em que se estabeleçam os objetivos e metas a serem atingidos.
A controladoria colabora no sentido de que cada unidade organizacional estabeleça o seu caminho de forma integrada ao planejamento e orçamentos do hospital.
O Orçamento do hospital representa a vontade, a intenção que deverá ser materializada, e a controladoria cuida disso, em todas as unidades da organização e no conjunto todo. Portanto,
...