Controle De Riscos
Monografias: Controle De Riscos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: SilviaOlliveira • 9/9/2014 • 643 Palavras (3 Páginas) • 467 Visualizações
Controle de riscos
Durante o desenvolvimento industrial houveram épocas em que o trabalhador estava exposto a riscos em seu trabalho que nem os supervisores podiam fazer algo para evitá-los.
Proteções inadequadas nas máquinas foram as causas de muitos acidentes e mortes. As condições de trabalho não foram sempre as melhores para a saúde dos trabalhadores. A principio o ciclo dos equipamentos inseguros e as condições de trabalho foram responsáveis por cerca de trinta e seis por cento de todos os acidentes industriais.
O resto foram causados pelos próprios trabalhadores.
Na atualidade a situação está invertida completamente. As empresas reconhecem a importância da prevenção de acidentes, tanto do ponto de vista humanitário como econômico, e com a consciência dos gerentes temos locais mais seguros para trabalhar e com isto a redução dos acidentes por condições inseguras para cinco por cento. A indiferença, descuido e falta de conhecimento dos trabalhadores que causam noventa e cinco por cento.
O desafio principal agora é conseguir que os trabalhadores tenham mais consciência quanto à segurança
Vejamos alguns requisitos básicos que devemos seguir para o controle desses riscos
Conheça a atividade que irá realizar
Comunique-se
Reconheça os riscos
Organize seu ambiente de trabalho
Conheça a atividade
O primeiro passo no controle dos riscos é conhecer a atividade que você irá realizar. É exatamente para isso que existem os procedimentos: para proporcionar segurança na execução da atividade.
Comunique-se
A comunicação é a principal ferramenta para estabelecer parcerias e comprometimentos entre todas as pessoas, independente de seu nível dentro da organização.
Quanto melhor for a comunicação, maior será a possibilidade de acerto e melhor será o acompanhamento dos resultados alcançados.
Na dúvida, NÃO REALIZE A ATIVIDADE, antes procure seu líder e peça à ele as orientações necessárias.
Comunique-se
Para uma boa comunicação é necessário que se garanta os seguintes critérios:
- Estabelecer um ambiente de cordialidade e receptividade permanentemente;
- Cultivar o respeito entre pares, líderes e liderados;
- Saber ouvir é o 1º passo, é fundamental;
- Todas as pessoas têm valores que precisam ser preservados e o comportamento, caminho comum final, deve ser permanentemente estimulado ao crescimento, ao comprometimento e ao desenvolvimento;
- Não há boa ideia que nasça pronta, as grandes ideias são aquelas que podem ser melhoradas continuamente,
- Homem é o começo, o meio e o fim de todo o processo produtivo, por isso, se não há comunicação, não há mudança.
Reconheça
...