Controle Estrategico
Trabalho Universitário: Controle Estrategico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: geokay • 15/11/2014 • 291 Palavras (2 Páginas) • 282 Visualizações
Controle estratégico
O controle estratégico é um sistema que controla o desempenho e os resultados da empresa como um todo. É a função administrativa que mede e avalia em função de critérios esperados, e assim sempre toma a decisão corretiva quando necessário.
As características que identificam o controle estratégico são:
• Nível de decisão: é decidido no nível institucional da empresa.
• Dimensão de tempo: é orientado para longo prazo.
• Abrangência: abrange a empresa como um todo.
A empresa sempre vai ter vários aspectos que precisam ser controlados e avaliados, mais quase sempre se sobressai à necessidade de avaliar a estratégia empresarial e seus resultados ao longo prazo.
As empresas procuram sempre controlar suas atividades para se manter dentro dos parâmetros esperados.Com isso o controle atende a duas finalidades principais.
Correção de falhas: serve para detectar falhas ou erros, no planejamento ou na execução.
Prevenção de novas falhas: Quando corrigir os erros existentes o controle aponta as medidas necessárias para se prevenir futuras falhas.
O controle organizacional serve para: padronizar o desempenho, padronizar a qualidades dos produtos, proteger os bens organizacionais, avaliar o desempenho das pessoas, limitar a autoridade exercida e prevenir erros.
Ação corretiva
A ação corretiva tem o objetivo de identificar o problema e assim saber quando, quanto e como vai executar a correção. Qualquer que seja o problema o processo de correção vai ser sempre o mesmo.
Sem um planejamento para fixar os objetivos e especificar as atividades o controle não teria nenhum proposito.
O planejamento estratégico se relaciona com os objetivos da empresa e envolve vários mecanismos de controle como: Governança corporativa, desempenho global da empresa, balanço contábil e relatórios financeiros, demonstrativos de lucros e perdas, análise de retorno de investimento (ROI), balanço social- ética e responsabilidade social, controle organizacional do ponto de vista humano e variáveis causais, intervenientes e resultantes
...