Contruçao Civil
Pesquisas Acadêmicas: Contruçao Civil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aurivone • 23/5/2014 • 2.607 Palavras (11 Páginas) • 315 Visualizações
6.3 MEDIDAS DE PROTEÇAO COLETIVA NA CONSTRUÇAO CIVIL.
E todo equipamento de uso coletivo destinado a evitar acidentes e o aparecimento de doenças ocupacionais.
Como o próprio nome descreve e um equipamento destinado a proteger mais de uma pessoa ao mesmo tempo, em alguns casos protege-se varias pessoas ao mesmo tempo.
Segue alguns exemplos de EPC (Equipamento de proteção Coletiva), na construção civil, guarda corpo provisório, proteção de periferia (gradil e tela), corrimão bandejas primaria e secundaria proteções de poço de elevador.
Podemos dividir as medidas de proteção coletiva em cinco principais subitens.
• Fundação e Terraplenagem: detalhamento das passarelas de transição, proteções de arranque, escoramento, proteção de periferias de talude.
• Fachada: aqui analisamos os detalhamentos de andaimes suspensos mecânicos pesados e andaimes suspensos leves, proteções e equipamentos para trabalho em altura.
• Canteiro de Obra: são as medidas que devem ser tomadas para diminuir os riscos de contaminação química e biológica dos trabalhadores, bem como a organização para evitar acidentes.
• Estrutura e transporte de pessoas e cargas: vamos analisar neste item a as proteções coletivas nas montagens de formas, elevador de obra, proteção coletiva contra quedas de altura, nas armações, nas proteções de periferias. Veremos ainda proteções de escadarias, com corrimão e guarda corpo, proteção contra incêndio, iluminação de emergência.
Analisamos as medidas obrigatórias impostas pela NR-18, assim também como as medidas aconselháveis esta de uso comum na construção cívil para nos ajudar no detalhamento da descrição dos tópicos acima.
6.4 Fundação e Terraplenagem.
Segue os subitens contemplados neste item:
- Escoramento de solos instáveis.
- proteção de arranques (pontas de ferro).
- Execução de tabuloes
- Passarela de transposição.
- Periferia de taludes.
6.4.1 Escoramento de solos Instáveis.
Como rege a NR-18, os taludes instáveis das escavações com profundidade superior a 1,25m, precisam ter a sua estabilidade garantida por estruturas dimensionadas para este fim, e preciso respeitar também o item que diz que todo material retirado não pode ser depositado a distancia inferior o da profundidade.
Somente um consultor de solo poderá avaliar o tipo de escoramento e dimensões do mesmo já que varia muito o tipo e a característica de cada solo bem como o tipo de corte feito no mesmo.
Este escoramento pode ser feito de varias formas sempre dependendo de como o solo este disposto e que no final seja garantida a não movimentação do mesmo.
O muro de arrima e um dos métodos utilizados para o escoramento do solo, seu custo e mais elevado porem sua eficácia e durabilidade e maior, sendo usado para escoramento de grandes proporções. Os patamares intermediários em forma de degraus sao utilizados para minimizar a inclinação nos taludes muito utilizados já que seu custo e bem menor, porem a segurança também e menor.
Em um possível desmoronamento superior ao solo iria encontrar sucessivos obstáculos em forma de degraus, com isso evitando a incidência direta ao trabalhador.
A figura 1/2 apresenta um escoramento de dois taludes próximos entre si. No exemplo podemos utilizar tabuas e pranchas como paredes e caibros fixando as mesmas.
6.4.2 Proteção de arranques (pontas de ferros).
Este item estará presente após a concretagem dos pilares, as lajes, sapatas ou tubuloes, concretagem das estacas e também na etapa das fundações. Como elemento de ligação dos pilares de andares superiores e inferiores normalmente são deixados entre 0,5 e 1,0m de armadura exposta após a concretagem das lajes e fundações.
As figuras demonstram exemplos de proteção de arranque, as pontas da ferragem s~~ao protegidas por “chupetas plásticas”.
6.4.3 Execução de tubuloes.
Os tubuloes são feitos de forma rudimentar, sem utilização de tecnologias apenas mão de obra barata, o tubulao e usado justamente pelo baixo custo e por não haver leis restritivas severas por parte do ministério do trabalho. Essa será a fundação estudada neste trabalho, pois as fundações profundas não apresentam grandes riscos uma vez que o trabalho e feito por intermédio de maquinários, as fundações de sapatas e blocos so apresentam riscos no controle de taludes e manuseio de plataformas.
Sendo assim, os principais cuidados a serem tomados na execução de tabuloes são:
- Um prévio estudo do tipo de solo e de suas características como resistência, presença de gases, da existência de tubulações subterrâneas, tanto elétrica como hidráulica.
- O engenheiro quem vai definir quanto ao encamisamento do tubulao que deve ser especializado em fundações como dita a NR-18.
Devido as temperaturas elevadas que podem provocar diversos agravamentos de saúde, o parceiro deve ficar atento ao colega de trabalho durante a sua permanência em profundidades.
- faz-se necessário a utilização de corda em bom estado de conservação e gancho com trava de segurança para segurar o balde vindo do fundo do tubulao.
Entre outros itens importantes como; vestimenta adequada de botas para evitar o contato do funcionário com ambientes hostis a saúde, todos os EPI’s, proteção temporária dos tubuloes no período em que estes estiverem abertos e não concretados.
Exemplo de execução de tubulao
6.4.4 Passarela de transposição
Passarela de transposição são planos horizontais de uso temporário e destina-se a transposição sobre escavações ou vãos cuja mesma margem esteja no mesmo nível, ela e composta por duas proteções contra queda de altura e um assoalho que permite a transposição do obstáculo. Um rodapé de altura igual a 20 cm, normalmente com tela de nylon ambos presos a pontaletes distanciados entre si, assim e constituída as proteções contra quedas de altura nas
...