Coordenador Pedagógico
Trabalho Escolar: Coordenador Pedagógico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jaquefadalinda • 16/3/2015 • 565 Palavras (3 Páginas) • 129 Visualizações
O artigo focaliza uma pesquisa que teve por objetivo identificar representação da identidade docente construídas por professores da rede publica.
Foram realizados estudos com professores de 1ª a 4ª série e 5ª a 8ª série.Tais estudos buscam por diferentes caminhos ressignificar o trabalho do professor visando proporcionar uma formação que o capacite enfrentar desafio,sendo que estes não são poucos .
O mundo atualmente vem sendo marcada por rápidas e profundas transformações decorrentes do processo de globalização, exigindo assim que o sujeito seja capaz de lidar com diversas situações, desde integração das economias nacionais, que trazem com sigo desemprego, crise da ética, esvaziamento das funções das famílias, incerteza quanto ao futuro e violência presente.
Esses desafios encontram um professor fragilizado pelo desprestigio da profissão e pela precarização de seu trabalho. Perrenoud (1999) afirma que a realidade educativa não se transforma apenas pela doação de boas idéias, mas sim pela mudança das representações, atitudes, valores e da própria identidade de autores.
Na pesquisa foram utilizados alguns aspectos para análise sendo eles:Abordagem estrutural: foi adotada por considerar ser a mais adequada, quando o interesse dos estudos está relacionado a uma possível intervenção nas praticas.Segundo Abric,só a mudança efetiva nas representações quando o núcleo central é alterado.Este núcleo central é determinado pela natureza do objeto representado ,pelo tipo de relações que o grupo mantém com o objeto e ,principalmente pelo sistema de valores e normas sociais que constituem o contexto ideológico do grupo,o qual é marcado por condições históricas e sociais e vinculados a memória coletiva.
Sendo assim Abric esclarece que a dimensão quantitativa não é por si só determinante da centralidade de um elemento, há também que se considerar a dimensão quantitativa ,isto é se esse elemento é ou não aquele que dá sentido a representação.
Aspectos metodológicos: O teste de evocação constituiu em solicitar ao sujeito que escrevesse as quatro primeiras palavras que lhe ocorressem ao ouvir a expressão indutora: ser professor, hoje, a seguir pedia-se que indicasse duas palavras mais importantes dentre as que escreveram e após justificar através de um pequeno texto a importância atribuída a essas palavras.
Para completar a análise de estrutura, buscou identificar organização dos elementos da representação, utilizando se a análise de similitude das categorias definidas e análises das evocações.
Após realizar análises com professores do primeiro seguimento, observa-se que o núcleo central destaca uma única palavra, dedicação, indicando uma representação tradicional, ligada a história e a cultura docente, com seus valores, modelos e crenças. A este sentido idealizado da profissão vem opondo outro que prenuncia uma transformação da representação do ser professor representada pelo termo cansativo.
Na análise com os professores do segundo seguimento destacam-se arestas que liga dificuldade a luta, passa por desvalorização, tornando-se uma associação forte. Isto sugere que, embora o profissionalismo seja uma preocupação, os professores parecem estar conseguindo vencer obstáculos encontrados em sua pratica cotidiana, para que possam se afirmar como
...