Coordenação Do Trabalho Pedagogico
Exames: Coordenação Do Trabalho Pedagogico. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: eula • 26/5/2014 • 388 Palavras (2 Páginas) • 290 Visualizações
Muitos educadores pensam em um tipo de aposição de tarefas: uma é a de mudar a pratica, outra é a de “fazer planejamento”. O projeto, é o principal instrumento de mediação á mudança, o ato de planejar se coloca como a manifestação da inconformidade dos nossos antepassados com aquilo que estava dado; planejar, resgatando seu sentido primordial, poderia ser considerado então, sinônimo de transformar.
O projeto sempre parte de um desejo de mudança, de querer buscar algo melhor.
Porém, o que leva a essa transformação da realidade são as ações. Mais que querer, é preciso fazer. As coisas por si, tendem a pender pelo lado de que já estão, ou seja, ficar como está, devido a uma condição histórica, o homem precisa então, se libertar dessa condição, por meio da ação, uma vez que esta, é o elemento fundamental que define os sujeitos e as Instituições.
É importante ressaltar, que não pode ser qualquer ação, uma vez que não temos qualquer finalidade, e muito menos partimos de qualquer realidade (pessoas, recursos, instituição, sociedade) deve-se levar em consideração então, a prática, mais que isso, o tipo de prática.
Ações, praticas temos a todo tempo, a questão está em ter a pratica adequada, o objetivo de todo processo de planejamento é, portanto, chegar a ação transformadora, uma ação que vá de acordo com o momento e conteúdos adequados.
Tendo em vista, uma que a ação não pode ser qualquer ação, esta, tem de partir de uma intencionalidade, sendo criada através de um plano, de uma proposta: uma proposta de ação, que para se chegar á ação transformadora.
O planejamento, auxilia nesse processo, para chegar a ação que transformadora, ação essa que supre alguma necessidade radical da instituição, portanto, primeiramente devemos localizar tais necessidades, pois estas darão um fundamento para a proposta.
Alem da necessidade, para que uma ação chegue a acontecer, ela tem de ser possível, o plano de ação, deve levar em conta, as possibilidades de se colocar esta ação em pratica.
A necessidade nasce de um processo de interpretação de leitura, do real, de negociação, de percepções e sentidos.
Já a possibilidade, por sua vez, nos volta ao campo da politica, já que é resultado de relações de poder, envolvendo negociação de recursos, prioridades, opções.
E ambas são construções planejadas coletivamente, portanto mudam de acordo com a historia de cada instituição.
...