Coordenação E Liderança
Trabalho Escolar: Coordenação E Liderança. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jaqueline • 18/11/2014 • 2.577 Palavras (11 Páginas) • 1.392 Visualizações
Coordenação e Liderança
Coordenação:
Do latim coordinatĭo, a palavra coordenação refere-se à ação e ao efeito de coordenar. Este verbo, por sua vez significa dispor coisas metodicamente ou conciliar meios e esforços para uma ação comum.
Na anatomia, por exemplo, existem vários tipos de coordenação o trabalho conjunto de diversos órgãos. Um dos tipos de coordenação é a muscular, isto é, a capacidade que têm os músculos de se sincronizarem. Sempre que um movimento é solicitado, o grupo muscular deve ter una determinada velocidade e intensidade para completar essa ação. Necessita-se previamente de uma aprendizagem e de uma automatização, que serão regulados a nível cerebelar e vestibular através da percepção visual.
O conceito de coordenação no ponto de vista de Henri Fayol é Ligar, Unir, Harmonizar todos os atos e esforços coletivos. Henri Fayol foi o criador da teoria clássica da administração ele dizia que a administração era diferente das outras funções e por isso criou 14 princípios que devem ser aplicados a gestão e são de grande necessidade para o gestor. Continuando a sua Teoria sobre a Administração, Henri Fayol ainda destacou quais devem ser as responsabilidades do gestor, ou melhor, quais as funções; nas quais, dentre essas está a “coordenação” são elas:
• Prever e planejar- (nessa função, o administrador deve fazer uma previsão das possíveis situações de sua empresa)
• Organizar – (o gestor é responsável pelo organismo material e social da empresa)
• Comandar – (o gestor sempre deve estar pronto para dirigir e orientar a sua organização)
• Coordenar – (o gestor deve estar pronto para harmonizar os conflitos de gestão)
• Controlar – (o gestor, acima de todos, deve estar atento às normas para que sejam seguidas pela organização). Por tanto, coordenação é o principal ponto de uma empresa, é por meio dela que o seu dirigente consegue realizar todos os serviços com ordem, no entanto, a coordenação não é um processo administrativo, mas, um desempenho que está presente nesse processo de planejamento, organização e controle de uma empresa.
Liderança:
É o papel que se define pela freqüência com que uma pessoa influencia ou dirige o comportamento de outros membros do grupo( McDavid e Herrara)
É a capacidade para promover a ação coordenada, visando o alcance dos objetivos organizacionais(Gomes e Colabs,2000).
A liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, principalmente nas empresas.
O administrador precisa conhecer a motivação humana e saber conduzir as pessoas, isto é, liderar.
Podemos dizer que um administrador precisa ser um verdadeiro líder, um condutor dos seus subordinados.
O líder tem o poder de admitir, demitir e exigir de seus funcionários a prestação de serviços (por sua autoridade),porém, ele terá mais sucesso se conseguir conduzi-los como um líder.
Liderança nas Organizações
Em uma organização, a liderança é um tema de fundamental importância, pois está relacionado com o sucesso ou o fracasso, com conseguir ou não atingir os objetivos definidos. Principalmente no contexto empresarial ou de uma organização, é importante saber fazer a distinção entre líder e chefe.
Um chefe tem a autoridade para mandar e exigir obediência dos elementos do grupo porque muitas vezes se considera superior a eles. Um bom líder aponta a direção para o sucesso, exercendo disciplina, paciência, compromisso, respeito e humildade.
Até a década de 60, para o chefe, bastava sentar na cadeira e exercer controles mecânicos. O bom chefe era aquele que tinha o pessoal na palma da mão.
Mas, apartir da década de 70, passaram a necessitar mais de contribuição intelectual de seus funcionários, principalmente nos anos 80 com a “evolução da concorrência”, precisava-se, então de funcionários mais dedicados. Então, o novo bom chefe, agora chamado líder, é aquele que consegue estimular os funcionários, oferecer objetivos à equipe e favorecer um bom clima no ambiente de trabalho.
Líder, chefe, comandante, autoridade, são as primeiras coisas que nos ocorrem quando pensamos em liderança, porém o conceito atual de liderança é colocado da seguinte forma: “Liderança representa a sua capacidade de influenciar pessoas a agir”. (HUNTER, 2004). Isso significa exercer liderança por meio de persuasão (convencimento, sensibilidade, conhecimento e carisma), e não de poder.
Só pra ressaltar Alberoni relata em seu livro a seguinte informação sobre legitimidade:
O sociólogo Max Weber sustenta que existem três tipos de poder legítimo:
O tradicional, em que vemos o líder do tipo patriarcal, o cacique;
O carismático, onde vemos o líder popular, político e demagogo;
E o legal, em que o poder deriva do respeito aos procedimentos indicados pela lei- o mais importante do mundo moderno. (ALBERONI, 2004).
Tipos de liderança:
Os três estilos clássicos de liderança, que definem a relação entre o líder e os seus seguidores, são: Autocrática, Democrática e Liberal.
Liderança Autocrática: É um tipo de liderança autoritária, na qual o líder impõe as suas idéias e decisões ao grupo. O líder não ouve a opinião do grupo.
Liderança Democrática: O líder estimula a participação do grupo e orienta as tarefas. É um tipo de liderança participativa, em que as decisões são tomadas após debate e em conjunto.
Liderança Liberal: Há liberdade e total confiança no grupo. As decisões são delegadas e a participação do líder é limitada.
Há ainda alguns tipos de líderes que vale destacar:
Líder Coercitivo: aquele que exerce a liderança através da coerção, violência, que pode ser verbal ou física.
...