Corrente Do Bem
Trabalho Universitário: Corrente Do Bem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: matheuzedu • 18/9/2014 • 456 Palavras (2 Páginas) • 382 Visualizações
O filme retrata a história de um professor de estudos sociais, que desafia os seus alunos a criar algo para melhorar o mundo. Um dos alunos ( Trevor ),leva a idéia a sério e desenvolve uma corrente, onde cada pessoa deve ajudar três outras, e essas três pessoas devem, ajudar outras três criando assim uma forma de ajuda consecutiva.
É de ressaltar, que o direito não é o único responsável pela harmonia da vida em sociedade, uma vez que a religião, a moral e as regras de trato social, igualmente atribuem para o sucesso das relações sociais. Se devermos dizer que o direito não é o valor único nem o mais alto, ele é contudo, a garantia da vida em sociedade.
O direito não visa o aperfeiçoamento interior do homem, esta meta pertence à moral, também não pretende preparar o ser humano para uma vida suportável, ligada a Deus, finalidade esta ligada à religião, nem tão pouco em incentivar a cortesia, o cavalheirismo ou normas de etiqueta, campo específico das regras de trato social, que se preocupa em aprimorar os níveis das relações sociais.
O direito ao separar o lícito do ilícito, segundo valores da convivência que a própria sociedade elege torna possível os nexos de cooperação e disciplina a competição, estabelecendo as limitações necessárias ao equilíbrio e a justiça nas relações sociais.
Daí a validade da recíproca da referida fórmula latina: "onde ai o direito, ai a sociedade".
O garoto, como muitas crianças brasileiras, tem mãe alcoólatra, avó sem-teto, pai ausente e problemas como a violência.
O que o garoto passa no filme, tem muita relação com problemas que as crianças e os adolescentes de nosso país tem em suas casas.
A história do filme mostra bem a realidade brasileira, onde diversas crianças passam por muitas dificuldades, identificando-se com o garoto (Trevor), muitas dessas crianças acabam tendo problemas durante a infância, que acabam se estendendo para a adolescência e também para sua vida adulta, formando assim um circulo vicioso, dando continuidade à violência.
Outra comparação, que pode ser feito, do filme com nossa realidade é o fato de que a mãe do garoto mesmo após ser espancada várias vezes pelo pai do garoto, resolve lhe dar uma nova chance, acreditando que com isto, estará amenizando, em parte o problema e que talvez ainda possa existir, uma chance de felicidade ou simplesmente de boa convivência familiar.
O garoto por sua vez, tenta por incentivo de seu professor, consertar a vida de alguns necessitados, pedindo apenas que, em troca, eles ajudem outros infelizes.
Seria muito bonito, se não fosse uma utopia, pois a dura realidade das crianças e adolescentes que vivem na mesma condição daquele menino, que na ficção teve o mesmo final triste que muitos meninos no Brasil e pelo mundo, em nosso dia a dia.
...