Corrente Do Bem
Artigo: Corrente Do Bem. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: tatianasd • 24/3/2015 • 1.481 Palavras (6 Páginas) • 361 Visualizações
Aula Viva 9º
A corrente do bem!
Objetivo: Analisar nossas ações no ambiente escolar. Descobrir o Quanto uma Boa Ação Pode ser Contagiosa. Refletir sobre os benefícios e malefícios, causados pelas nossas atitudes, proporcionando ou não ambiente de boa convivência.
1º Momento:Oração
2º Momento: Grandeza da gota d’água
3° Momento: Dinâmica: Convivência em Revisão!
Objetivo:
Material:
01 caixa, 01 tesoura, 01prego, 01 lixa, 01 chave, 01 cotonete.
Procedimento:
- Fale que dentro da caixa há vários objetos, que poderão ou não ser utilizados, dependendo tão somente de nossa iniciativa. Então, comecem a mostrar cada um deles, perguntando para que servem. Por exemplo:
Tesoura: cortar, separar, dividir, retirar excessos.
Prego: Fixar, unir.
Lixa: Retirar as asperezas, os excessos.
Chave: Abrir ou fechar.
Cotonete: Limpar ouvido.
- Agora, perguntem: Como estes objetos, figuradamente, podem ser utilizados para que a convivência escolar seja melhorada?
Exemplos:
Tesoura: Cortar, separando o que deve permanecer daquilo que .
Prego: Fixar a Palavra de Deus nas nossas mentes, unindo o que lemos com as ações que executamos.
Lixa: Retirar o que está em excesso, deixando limpo sem “asperezas”.
Chave: Abrir espaço para ações benéficas. Fechar espaço para atitudes destrutivas promotoras de desavenças.
Cotonete: Retirar aquilo que nos impede de escutar o outro.
- Para finalizar, façam um breve comentário sobre os benefícios e malefícios causados pelas nossas atitudes proporcionando ou não ambiente de boa convivência.
4° Momento: vídeo – A Corrente do bem!
Instigá-los ao diálogo
Faça a sua parte, não espere um obrigado nem nada em troca, mas no final coisas boas sempre chegarão até você!
Aula VIVA
9º
Autoconhecimento: Você se conhece?
Objetivo: Construção da identidade e da autoestima
Será trabalhado com os alunos o Autoconhecimento: o que é qual a sua importância, como fazer para se conhecer, a importância de se conhecer etc. Será proporcionada a reflexão de Quem Sou e Quem Quero ser, de forma a propiciar um espaço para sonhos e planejamentos do futuro.
1º Momento: Oração
2º Momento: Motivação e atividades
Iniciando a aula, perguntando aos alunos o que sabem sobre autoconhecimento. Após ouvir as opiniões dos alunos acerca do que entendem sobre o tema em questão, pedir para que os alunos consultem um dicionário o que significa tal termo, ou pedir para que um aluno, que deseje, faça à procura e leia a resposta para toda a sala. (Au.to.co.nhe.ci.men. to) sm. 1. Conhecimento que se tem de si mesmo, dos próprios defeitos e qualidades, caráter, gostos e tendências, opiniões, limites etc.
3º Momento: Vídeo: Descobrir-se
http://www.youtube.com/watch?v=r5YCYidQQoU
Após a transmissão do vídeo, perguntar o que acharam deste e o qual ideia sobre autoconhecimento, bem como a importância deste, trazida pelo vídeo.
Pedir que os alunos respondam, em uma folha, a seguinte pergunta: “Quem sou?”. Após isto recolher as folhas com as respostas (dobradas) numa caixa, para que em outro momento da aula isso seja trabalhado.
Atividade: A primeira atividade tem como propósito mostrar a importância de se conhecer para ser capaz de saber quais são seus defeitos e qualidades. Assim, neste momento pedir para que os alunos desenhem a mão direita e a esquerda em uma folha de papel, e coloque em cada dedo da mão direita uma qualidade, e em cada dedo da mão esquerda um defeito.
Feito isso, perguntar aos alunos se foi fácil ou não escrever sobre suas qualidades e defeitos, e por quê. Ese foi mais fácil escrever sobre qualidades ou defeitos, de forma a iniciar uma discussão de como muitas vezes é mais fácil falar de qualidades e defeitos de outras pessoas do que das nossas próprias – enfatizando que apenas nos conhecendo é que seremos capazes de conhecê-las (nossas qualidades e defeitos).
Além disso, o professor poderá destacar que conhecendo nossos pontos fracos, poderemos trabalhar isso, de forma a sermos uma pessoa melhor hoje do que fomos ontem – ser mais confiante, otimista, esforçado, mais amigo etc.
Vídeo: Velhinho jogando xadrez sozinho.
Fábula que nos mostra que até mesmos sozinhos, conosco mesmos, burlamos coisas, fatos em nossa vida que atingirá a nós mesmos e a ninguém mais. Somos bons e maus ao mesmo tempo. Só nos resta deixar o lado bom falar mais alto. Instigá-los ao diálogo
Finalizar com um vídeo para reflexão: Vídeo motivacional Deivison
https://www.youtube.com/watch?v=IAnzAWt5tCI
Obs: Apresentação através de desenhos
Destinatários: Grupos de jovens ou de adultos. Pode-se trabalhar em equipes.
Material: Uma folha para desenho e um lápis colorido ou caneta hidrocor para cada participante.
Desenvolvimento:
1.Distribuídos os materiais da dinâmica, o animador explica o exercício: Cada qual terá que responder, através de desenhos, à seguinte pergunta:
Quem sou eu?
Dispõem de 15 minutos para preparar a resposta.
2.Os participantes desenham sua
...