Corrente E Reistencia
Casos: Corrente E Reistencia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cristiany • 19/9/2013 • 309 Palavras (2 Páginas) • 264 Visualizações
Resistência
Quando uma corrente elétrica atravessa um condutor, existe uma inércia que age no sentido de reduzir o fluxo ou resistir a ele. Trata-se da resistência, que depende da natureza do condutor e de suas dimensões.
A unidade da resistência é chamada ohm (Q) em homenagem ao físico alemão Georg Simon Ohm (1787-1854), que descobriu a relação existente entre a corrente (/), a voltagem (V) e a resistência (/?) de um condutor: V = IR, conhecida como lei de Ohm.
A resistência possui várias aplicações práticas. Quando os elétrons passam através de um fio, fazem seus átomos vibrarem e produzirem calor - quanto maior a resistência, maior é o calor gerado. Este efeito é empregado em aquecedores elétricos, nos quais um fio especial de forte resistência se torna incandescente ao ser percorrido por corrente elétrica. De forma similar, os filamentos das lâmpadas consistem num fio fino e espiralado de tungstênio de alta resistência que se acende quando aquecido.
O mesmo princípio é utilizado nos fusíveis, que empregam fios de baixa resistência e baixo ponto de fusão, servindo para evitar sobrecarga no circuito: caso seja percorrido por uma corrente excessivamente forte, o fio do fusível se superaquece e derrete, rompendo o circuito.
Em muitos casos, porém, o que se deseja é reduzir a resistência e, consequentemente, a perda de energia - a um mínimo. Em 1911, descobriu-se que abaixo de uma determinada temperatura crítica, vários metais apresentam resistência igual a zero para a passagem de corrente. Este fenômeno chama-se supercondutividade. Uma vez iniciada, e desde que o circuito permaneça frio, a corrente de um circuito fechado não é interrompida? A temperatura crítica da maioria dos metais é impraticavelmente baixa, em torno de 1,19 K (-272°C). Recentemente, têm sido desenvolvidos vários tipos novos de materiais artificiais que apresentam supercondutividade a temperaturas significativa mente mais altas. Tais progressos prometem vultosas economias de energia.
...