Corrosão De Quimica
Dissertações: Corrosão De Quimica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: natinicoletti • 29/9/2014 • 362 Palavras (2 Páginas) • 177 Visualizações
Introdução
Para um leigo a corrosão não passa de um simples enferrujamento de uma peça ou estrutura de aço e para combatê-la ele sabe que deve lançar mão da pintura ou de produtos oleosos. A corrosão, no entanto, além do enferrujamento do aço pela ação da atmosfera engloba uma grande variedade de outros tipos de deterioração de materiais por ação da própria atmosfera ou de outros meios, como as águas naturais, o solo e os produtos químicos em geral.
É importante o estudo da corrosão de superfície para a solução de problemas de peças e equipamentos. Ter o conhecimento dos tipos de corrosão existentes, compreender os seus mecanismos de atuação e suas causas, assim tendo como ponto importante para se saber que medidas devem ser tomadas para prevenir a sua ocorrência ou minimizar os impactos gerados por ela.
O objetivo desse artigo é apresentar o conceito de corrosão, seus mecanismos de desgastes, tipos e os materiais que podem ser utilizados em superfícies com o objetivo de prevenção, além de mostrar das taxas de experimento de corrosão realizado em aula.
Corrosão
A corrosão é a transformação de um material geralmente metálico, por ação química ou eletroquímica num determinado meio de exposição aliada ou não a esforços mecânicos.
Em geral a corrosão é um processo espontâneo. A corrosão pode incidir sobre diversos tipos de materiais, sejam metálicos como os aços ou as ligas de cobre, por exemplo, ou não metálicos, como plásticos, cerâmicas ou concreto. Os metálicos quando entra em contato com o ar devem reagir e transformarem-se em óxidos, hidróxidos ou outras formas semelhantes formando assim, popularmente conhecida “ferrugem”.
Exemplos aonde pode acontecer a corrosão:
• Estruturas metálicas em engenharia
• Corrosão interna e principalmente e externas nas canalizações
• Corrosão do chassi de um automóvel ou até mesmo da carroceria
• Panelas e tachos de alumínios (utensílios de cozinha)
• Monumentos
Perdas de corrosão são frequentes, e selecionar material com inadequada resistência à corrosão pode ser uma despesa.
Perdas diretas e indiretas:
Quebra de equipamento e prejuízos, substituição prematura de equipamentos com reflexos no custo indústria, paralisação inesperada do equipamento causando transtornos no planejamento de produção, perda de um produto (exemplo, se uma tubulação de um sistema hidráulico desenvolve um vazamento devido a uma corrosão induzida, contaminando o produto).
...