Corrosão Metalica
Exames: Corrosão Metalica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Romerson • 17/8/2014 • 983 Palavras (4 Páginas) • 426 Visualizações
Titulo:
Corrosão metálica
OBJETIVOS
O experimento teve como finalidade compreender o fenômeno da corrosão de metais
INTRODUÇÃO TEÓRICA
Os metais constituem cerca de ¾ dos elementos existentes na Terra. Geralmente não se encontram no estado puro, mas sim combinados com outros elementos. Uma vez purificados, todos os metais apresentam características comuns: em condições normais são sólidos, exceto o mercúrio, que é líquido; são dúcteis, maleáveis, as suas superfícies são brilhantes e refletem a luz.
Os metais sempre desempenharam um papel muito importante no desenvolvimento e sustentabilidade do homem. Quanto maior a perícia no desenvolvimento de metais, mais forte o homem se tornava. Desde que o homem começou a utilizar os metais até aos nossos dias, estes nunca foram dispensáveis, utilizados em quase todo o tipo de construções e ainda na construção de artilharia militar.
Ao longo do tempo o homem começou a constatar que os metais, elementos de grande utilidade e que se degradavam com o passar do tempo. Assumiam uma coloração diferente e formavam uma camada de detritos. Todos estes fatores são derivados da corrosão dos metais. A corrosão metálica é a transformação de um material metálico ou liga metálica pela sua interação química ou eletroquímica num determinado meio de exposição, processo que resulta na formação de produtos de corrosão e na libertação de energia.
Geralmente, a corrosão metálica (por mecanismo eletroquímico), está associada à exposição do metal num meio no qual existe a presença de moléculas de água, juntamente com o gás oxigênio ou íons de hidrogênio, num meio condutor.
A corrosão dos metais sempre foi um problema muito difícil de resolver, pois por mais que o metal esteja protegido, com o passar do tempo a proteção deteriora-se e o meio ambiente encarrega-se de corroer o metal. A adição de uma ou mais formas de proteção contra a corrosão dos metais deve levar em conta aspectos técnicos e econômicos. Entre os aspectos técnicos, o meio de exposição é um parâmetro de grande importância. Estes avanços irão aumentar a durabilidade dos metais.
Em suma, são muitos os casos em que os metais ferrosos continuam a ser os materiais mais adequados para utilização em estruturas expostas a atmosferas em geral, restando tão-somente a interposição de uma barreira entre este metal e o meio como uma forma de proteção contra a corrosão. Para esta finalidade, tanto os revestimentos orgânicos (tintas), como os inorgânicos (revestimentos metálicos ou de conversão como a anodização, cromatização) ou uma combinação dos dois são utilizados. A escolha de um sistema de proteção contra a corrosão para os metais ferrosos dependerá de uma série de fatores, citando como um dos principais, o grau de corrosibilidade do meio.
Com esta experiência pretende-se saber os fatores que afetam a corrosão dos metais, estudando o comportamento de peças metálicas de formas variadas, protegidas com ou sem outros metais e sujeitas a diversas condições.
Materiais utilizados:
6 pregos
Alicate
Fio de cobre
Fios de zinco e estanho
Béquer
Água destilada
Fenolftaleína
NaCl
Placa de Petri
PROCEDIMETO EXPERIMENTAL (descrever na vos passiva)
Procedimento Experimental (a):
Lixou-se 6 pregos e em seguida entortou o primeiro e forma de V com o auxilio de um alicate.
Enrolou-se ao redor do segundo prego um fio de cobre, enrolou-se no terceira e quarto prego fios de zinco e estanho.
Aqueceu-se o quinto prego por alguns segundos e o sexto prego ficou inalterado para ser utilizado como padrão.
Foi preparo um gel, aquecendo 100ml de água em um béquer de 250 ml, adicionou-se 1g de Agar Agar e agitou-se ate completar a dissolução. Foi acrescentado 5g de NaCl sob agitação e adicionou-se 2 gotas de fenolftaleína e 0,5 ml de solução de ferricianeto de potássio.
Foi despejado o gel nas placas de petri e colocou-se cada prego, separando um do outro, deixou esfriar e observou os resultados.
Resultados
...