TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Costumes Alimentares Amapa E Para

Artigos Científicos: Costumes Alimentares Amapa E Para. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  891 Palavras (4 Páginas)  •  1.662 Visualizações

Página 1 de 4

Amapá

O Amapá possui 735 mil habitantes (IBGE, 2013), distribuídos em 16 municípios. A capital é Macapá, com 437 mil habitantes (2013). A região do Amapá foi transformada em território nacional em 1943, tornando-se estado da Federação em 1988.

Está inserido na Amazônia e possui cerca de 95% de sua cobertura vegetal nativa ainda intacta. A maior parte do território é formado por planaltos, com planícies e pântanos no litoral. É cortado pela linha do equador.

O clima predominante é do tipo equatorial super-úmido. A temperatura máxima fica em torno de 36º C e a mínima, em torno de 20ºC.

Mineração é a principal atividade econômica do Estado

O Estado do Amapá absorve um conjunto de tradições, lendas, crenças e costumes típicos de um povo que tem uma cultura rica em folclore, culinária, dança e arte.

Na culinária amapaense podemos destacar os requintados pratos como: pato no tucupi, caruru, a caldeirada de tucunaré, farofa de pirarucu, maniçoba, além dos deliciosos doces, bolos, biscoitos, tortas, sorvetes, sucos, e todas as guloseimas produzidas com frutas típicas do Estado. De diversas cores e sabores, as frutas mais utilizadas na culinária são: bacaba, tacacá, cupuaçu, graviola, açaí, taperebá e principalmente a castanha-do-brasil, além de outras iguarias tão saborosas quanto únicas.

Pará

O Pará é uma das 27 unidades federativas do Brasil. É o segundo maior estado do país com uma extensão de 1.248.042,515 km² , pouco maior que Angola, dividido em 144 municípios (com a criação do Mojuí dos Campos), está situado no centro da região norte e tem como limites o Suriname e o Amapá a norte, o oceano Atlântico a nordeste, o Maranhão a leste, Tocantins a sudeste, Mato Grosso a sul, o Amazonas a oeste e Roraima e a Guiana a noroeste.

A economia do Pará baseia-se no extrativismo mineral (ferro, bauxita, manganês, calcário, ouro, estanho) e vegetal (madeira), na agricultura, na pecuária, na indústria e no turismo.

A mineração é atividade preponderante na região sudeste do Estado, sendo Parauapebas a principal cidade produtora. A atividade pecuária - com um rebanho calculado em mais de 14 milhões de cabeças de bovinos – está mais presente no sudeste; já a agricultura é mais intensa no nordeste.

O Pará é o maior produtor de pimenta-do-reino do Brasil e está entre os primeiros na produção de coco da Bahia e banana. São Félix do Xingu é o município com maior produção de banana do País.

Considerada uma das culinárias mais “brasileiras” do País, a gastronomia do Pará tem sim a cultura indígena como sua maior influência, mas também carrega consigo traços portugueses e africanos. Os elementos encontrados na região da Amazônia formam a base de seus pratos, com o acréscimo do camarão, caranguejo, pato e dos peixes, todos temperados com folhas e frutas nativas. Destacam-se: açaí, bacaba, cupuaçu, castanha-do-pará, bacuri, pupunha, tucumã, muruci, piquiá e taperebá –, pimentas de cheiro e ervas. Os mais tradicionais são cozidos em panelas de barro ou assados em moquéns e embebidos de tucupi, caldo amarelo extraído da mandioca. Aliás, a raiz é uma das bases da culinária paraense, e sua farinha não pode faltar nos pratos locais. Entre os destaques da cozinha paraense estão:

Pato no tucupi

Constituído de pato, tucupi e jambu. O tucupi é um caldo amarelo extraído da mandioca e por isso precisa ser cozido durante uma semana. O pato, depois de assado, é cortado em pedaços e fervido no tucupi, onde fica de molho por algum tempo. O jambu é fervido em água com sal, escorrido e posto sobre o pato. É servido com arroz branco e farinha de mandioca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com