Crescer Ou Nao Crescer
Artigo: Crescer Ou Nao Crescer. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 10/10/2014 • 1.525 Palavras (7 Páginas) • 244 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Através do desenvolvimento do conteúdo baseado no texto “Sucos Fazenda Rio Grande, Crescer ou não crescer, eis a questão, será possível e compreender e contextualizar as estratégias organizacionais juntamente com a comparação das disciplinas estudas no semestre.
O Senhor Oswaldo é o proprietário da fazenda e deve tomar uma decisão que tem como pontos divergentes seus dois filhos. Os dois são profissionais qualificados, mas tem opiniões opostas quanto ao futuro empresarial da fazenda. João pretende expandir os negócios, mas José está retraído por não ter certeza de que investir em crescimento ser á a melhor saída para a empresa.
DESENVOLVIMENTO
No mundo dos negócios as empresas tem de tomar uma grande decisão que pode muitas vezes ser difícil, expandir ou não sua empresa.
No caso estamos falando da fazenda São Pedro que pertence a família Azevedo desde as primeiras décadas do século XX, localizada no município de Sertãozinho na região de Ribeirão Preto, a fazenda tem 800 alqueires Paulistas o que equivale à 1.936 hectares de expansão territorial. Um tanto quanto grande perto das propriedades da região. O seus proprietários escolheram a laranja como a principal cultura , que teve seu período de alta no Brasil.
A Fazenda São Pedro foi herdada nos anos 60, depois do falecimento do Sr. Fernando Azevedo , por seu filho Oswaldo Azevedo. A fazenda chegou a ser visitada pelo presidente Getúlio Vargas em seu ultimo mandato.
Oswaldo teve dois filhos: João e José. José o filho mais velho, estudou na própria região, formando-se em Administração de Empresas em Ribeirão preto e logo assumiu a administração financeira dos negócios. E já João 3 anos mais novo, optou para ir estudar em São Paulo estudar Administração de Empresas, mais seu negocio era a área comercial.
Na segunda metade do século dos ano 90, o Sr. Oswaldo e os filhos precisariam tomar uma grande decisão se iriam desistir da laranja e investir na cana de açúcar, sendo assim Sr. Oswaldo teve que ter um papel de moderador entre os dois filhos , José estava totalmente a favor da migração para a cana, e já João defendia a continuidade da laranja. João tinha o plano de tornar a Fazenda São Pedro em uma fabricante de suco de laranja pronto para beber.
Através de um grande evento no ano de 1995 na cidade de Ribeirão Preto, foi lançado o produto Suco de Laranja pronto para beber da marca Fazenda São Pedro, o suco inicialmente começou a ser vendido em caixas do tipo “tetra pack” nos tamanhos 1 e 2 litros.
O suco teve um grande sucesso no ano de 1995, assim necessitando-os de ter um escritório comercial, João logo se deslocou para lá e já José preferiu ficar na fazenda já que a fabrica de sucos foi instalada ali. O investimento foi alto, mais o retorno foi acima do esperado.
Para João a marca Fazenda são Pedro tem somente um caminho a seguir, o crescimento através da expansão da sua capacidade, observa-se, que João tem melhor visão estratégica já que apresenta um plano de crescimento audacioso para a empresa: deseja expandir a área de abrangência do produto, contatar distribuidores locais para entregar nas residências, desenvolver o marketing comercial em diversos meios de comunicação, abrir um escritório em São Paulo com a contratação de novos funcionários gerenciais, aumento de máquinas e de funcionários, terceirização da produção em um local mais próximo de onde será comercializado e mudanças na embalagem e na composição do suco. É ousada, pois colocaria a frente o nome da fazenda São Pedro no mercado, causando impacto muito alto e na briga diretamente com outras empresas bem sucedidas na área de venda de sucos prontos para beber, pois essas empresas já possuem seus consumidores e a disputa desses consumidores finais não seria nada fácil.E com a mudança de embalagem estaria colocando em risco a forte da marca do suco já existente, pois a mesma já tem sua tradição e alguns consumidores por mais que a embalagem seja inovadora os deixaria com duvidas a respeito da qualidade do suco, que seria produzida pela fazenda São Pedro.
Já o José prefere que não se invista em mudanças que são incertas e propõe que haja somente compra de máquinas novas em substituição às antigas, o que traria melhor aproveitamento de matéria-prima, menos desperdício e necessidade de menos funcionários. Acredita também que para reduzir custos deveriam ser demitidos os gerentes de vendas com salários muito altos e contratação de novos, com salários inferiores, mas não a certeza que esses novos funcionários trouxessem o esmo rendimento que os antigos que já estão desde a fundação da fazenda com a produção e fabricação dos sucos esses funcionários mesmos com salários altos tem a qualidade e a eficiência que a administração necessita.
O mundo dos negócios esta em constante mudança, com a Fazenda São Pedro não poderia ser diferente. As grandes empresas de suco, concorrentes diretas, começaram a investir pesado em ações de marketing na região, buscando estabelecimentos por lá. João chegou a conclusão, depois de muito estudo e observação, que para a Fazenda São Pedro continuar no mercado e até mesmo para sobreviver, ela deve ampliar seu horizonte se inserindo em mercados de outras regiões, mais especificamente na grande São Paulo. João estudou fora então não faz nada sem ter certeza do que pode ocorrer no futuro Na Fazenda São Pedro, Percebe- se que os sócios se preocupam com o bem estar geral da sociedade que estão inseridos.
A Teoria Contingencial não existem certezas absolutas ou processos concretos nas organizações. Tudo é relativo, tudo depende.
Na Fazenda, mesmo os administradores terem visões diferentes, um mais fechado e o outro mais aventureiro, pode-se dizer que a administração deles se encaixa neste modelo de gestão. Eles estão atentos às mudanças do mercado e estão tentando se adequar a concorrência, seja por um crescimento horizontal partindo para outra região e buscando novos mercados de acordo com a demanda, seja se mantendo unicamente com o suco naquela região, diminuindo os gastos variáveis com a aquisição de maquinário mais moderno e a diminuição do quadro de funcionários.
Sempre, à concorrência pura ou perfeita, existe muitos vendedores e muitos compradores, No caso do monopólio, existe apenas um vendedor para vários compradores. No monopólio os compradores normalmente saem perdendo uma vez que a oferta é controlada por uma única empresa que acaba por assim dizer, ditando as regras do mercado, o produto é único, é a própria empresa que faz o preço do produto, as condições de entrada e saída do mercado são bloqueadas e simplesmente não existe concorrência deixando os consumidores a mercê de uma única empresa. A característica básica do oligopólio é a interdependência mútua, pois as empresas determinam seus preços com base na estimativa de suas funções de demanda e precisam esperar a reação da concorrência para então saber que ação tomar. É um mercado de incerteza porque os produtos são muito similares e cabe a cada empresa participante desse mercado descobrir novas formas de agradar seus clientes, seja diminuindo os custos para baratear o produto final, seja ampliando seu mercado ou até mesmo descobrindo novas tecnologias para deixar seu produto mais atraente. Um exemplo bem simples de oligopólio são as fábricas de automóveis.
A empresa possui recursos para investir, aumentar sua produção e partir para outra região, mas nada impede de conseguir um financiamento com juros subsidiados.Indica-se que a Fazenda São Pedro se encaixa no perfil de mercado de concorrência pura, pois existem várias empresas que oferecem esse tipo de produto no mercado.
O Sr. Oswaldo teria uma grande decisão a ser tomada pois era ele o presidente da empresa, ele precisa decidir entre crescer e comercializar o suco Fazenda São Pedro para outra região além de Ribeirão Preto o que propõe João, ou não crescer mantendo-se produtivamente eficiente e com custos controlados para manter sempre favorável a margem, é o que sugere José.
Para João mudar a embalagem e a composição do produto por eles comercializados, iria tirar toda a atenção dos clientes que já consumem o suco. Para ele aumentar a empresa, contratando novos funcionários, fazer entregas, seria mais compensador.
José já acha que deveriam demitir os funcionários que por ele já teriam sido contratados para reduzir os custos, para então eles poderem comprar novas maquinas.
Os funcionários deveriam ser levados pra São Paulo para, pois os mesmos já tem experiência e acompanham o sucesso da empresa desde o inicio.
2 CONCLUSÃO
Concluo que com o que foi exposto ao decorrer do trabalho, não a possibilidade de concordar com a posição de João e de José, pois os dois possuem pensamentos distintos e são extremistas. Quanto à demissão de funcionários antigos em substituição a outros mais novos, não seria a solução para a redução de custos.
REFERÊNCIAS
GRACIOSO, Francisco. MARKETING ESTRATÈGICO. 4ed. São Paulo,Atlas, 2001.
ALMEIDA, Marcia Bastos. ÉTICA POLITICA E SOCIEDADE. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.
SANTANA, Denise Dias, FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÂO, São Paulo, Pearson Education do Brasil, 2013.
...