Criando o banco de dados
Tese: Criando o banco de dados. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edson.souza • 1/5/2013 • Tese • 7.219 Palavras (29 Páginas) • 475 Visualizações
Aprendendo C# (Parte 1): Acessando um banco SQL SERVER 2005 com ADO.NET
1. Série de artigos ‘introdutórios’
Já pensou em namorar alguem da mesma área em que você atua? Já pensou como seria divertido? E as inumeras possibilidades?
Pois é, modestia a parte, mas eu tenho esta sorte. Namoro a pessoa mais linda e inteligente de toda a nossa área de informática. E para contribuir mais ainda, consegui leva-la para o mundo .NET (Só alegria :D)
Pensando nela e em todas as pessoas que estão começando .NET, decidi criar uma série de artigos para falar o básico de .NET (mas nem tão básico como OO e sintaxe em C#).
Vale ressaltar que o foco deste meu blog não é este (falar sobre coisas básicas). Como já falei em outros posts o foco aqui é falar sobre tecnologias novas, coisas mais avançadas, ou coisas que eu venho aprendendo no dia-a-dia. Então seremos breves em alguns pontos, e muitas vezes direi apenas o passo a passo do que se deve estudar e fica a seu criterio pesquisar no google sobre aquele assunto.
Nos artigos que estão por vir, iremos falar, básicamente, sobre conexão ao banco Sql Server, introdução à asp.net, controles de dados em asp.net.
2. Pré-Requisitos
Para acompanhar os nossos artigos com maiores tranquilidades é aconselhável que:
-Você tenha um conhecimento prévio da linguagem C#.
-Visual Studio 2005 ou 2008
-Tenha o Sql Server instalado na máquina (existe uma versão express que pode ser baixada no seguinte link: http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?familyid=220549b5-0b07-4448-8848-dcc397514b41&displaylang=pt-br )
3. E o que será tratado neste post?
Agora iremos dar inicio ao nosso primeiro artigo, onde iremos falar básicamente como acessar um banco Sql Server em C#.
Admito que nos primordio dos meus estudos em C# (Haaa bons tempos) eu me perdia nos objetos de dados na linguagem. Achava muito complexo, e me perguntava a necessidade de algumas classes do framework. Mas com o passar do tempo, com o estudo e a prática constante você vai adquirindo uma certa experiência e começa a notar o melhor local e situação para utilizar X ou Y.
Outro ponto importante deste post é que não iremos utilizar nenhum projeto de interface com o usuário, como windows form ou asp.net, mas sim tudo em Console. Pois deste modo iremos focar no problema e não em como se faz um textbox, umas label, ou sei la o que em asp.net.
4. Começando
4.1 Criando o banco de dados
Primeira coisa a se fazer (depois do projeto CONSOLE criado lógico) é criar o nosso banco de dados. Para fazer isso podemos utilizar básicamente três ferramentas:
-Linha de comando do próprio Sql Server (fora de cogitação no momento) ;
-Pelo próprio Visual Studio – nesta ferramente você não fica limitado a apenas escrever código C# ou VB.net. Nela você tem a capacidade de gerenciar e manipular todo o ambiente de desenvolvimento, como por exemplo o banco de dados que iremos trabalhar ;
- Sql Server Management Studio – é uma ferramente feita para manipular bancos de dados Sql Server. Particulamente, gosto e utilizo muito esta ferramenta. A sua versão express pode ser baixada no seguinte link: http://www.microsoft.com/downloadS/details.aspx?familyid=C243A5AE-4BD1-4E3D-94B8-5A0F62BF7796&displaylang=en .
Nesse exemplo iremos utilizar o Visual Studio para criar nosso banco (Caso você escolha o Sql Server Management Studio as operações serão bem parecidas).
- Localize a aba de server explorer no visual studio. Caso não ache, vá em VIEW –> SERVER EXPLORE.
- Aperte com o botão direito em “Data Connections” e selecione “Create New Sql Server Database”
- Uma tela irá se abrir, onde nela você irá colocar os dados do seu banco
1. No server name coloque o nome do servidor onde o banco se encontra (caso esteja na máquina local: “.”, “localhost”, “.\SQLEXPRESS”).
obs: Coloquei “.\SQL”, pois SQL é a instância do sql server que desejo me conectar. Isso acontece quando você tem mais de um SQL SERVER instalado em uma mesma máquina, sendo necessário dar nomes à cada intância (Para mais informações, procure sobre “instâncias nomeadas”).
2. Em “log on to the server” coloque o tipo da autenticação, se vai ser por autenticação windows (utilizando usuário logado no windows, ou se vai ser via usuário e senha)
3. Por ultimo coloque o nome do novo banco que deseja criar.
4. Pressione “OK”.
- Agora seu novo banco deve estar aparecendo na TAB do server explorer, deste modo:
4.2 Criando a nossa primeira tabela
- Depois de ter o banco criado, precisamos criar suas tabelas. Para nosso exemplo, vamos criar uma tabela “Pessoa” que irá ter as colunas: id, nome, data de nascimento, sexo, email.
- Vá na pasta tables no banco que você acabou de criar. Pressione com o botão direito na pasta, e selecione “New Table”.
- Irá aparecer a seguinte aba no visual studio:
- Agorá o que tem a fazer é criar todas as colunas com os seus respectivos tipo. Preencha a tabela da seguinte maneira:
- Precisamos também dizer que a coluna ID vai ser uma chave primária. Para isso é necessário selecionar a coluna “id”, e em seguida pressionar na chave que se localiza na barra de ferramentas do Sql. Uma chave irá aparecer do lado da coluna.
- Precisamos informar, também que a coluna “id” será auto-increment. Para isso, siga os seguintes passos:
1. Selecione, novamente, a coluna “id”.
2. Vá em Column Properites.
3. Procure a propriedade “Identity Specification”, Expanda a mesma.
4. Marque
...