TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crianças Institucionalizadas

Resenha: Crianças Institucionalizadas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  Resenha  •  234 Palavras (1 Páginas)  •  165 Visualizações

Muitos são os fatores que levam as crianças a serem institucionalizadas como: a miséria, necessidade de abrigo, maus-tratos, mendicância, abuso sexual e outros motivos, que dentro da instituição busca-se uma melhor maneira dessas crianças viverem.

Nos dias atuais pode-se perceber que existem muitas crianças institucionalizadas. O que tem chamado atenção não é somente o número de crianças institucionalizadas, mas também o fato de muitas dessas crianças ainda não terem sido pela lei destituídas do pátrio poder, onde existe a liberação dessas crianças para adoção. O fato é que as crianças eram para passar por um curto período dentro de uma instituição e o que é possível notar é que muitos deles passam anos dentro das mesmas, o motivo geralmente está nas dificuldades para a adoção pois ainda existe um processo burocrático, que exige que as crianças já estejam destituídas do pátrio poder. Segundo pesquisa feita por Ivana Orionte e Sônia Margarida (2005), das 1.500 crianças de 39 instituições pesquisadas, apenas 10% estão disponíveis para adoção.

Além de todos os problemas ainda é possível ver uma negligência quanto aos técnicos que trabalham nas instituições, onde muitos deles se encontram despreparados para estarem atuando com essas crianças, estando assim sem condições de criar novas estratégias e brincadeiras para poder desenvolver essas crianças, muitos deles não recebem uma remuneração que incentive a desempenhar um trabalho que possa desenvolver essas crianças a obter uma recuperação e desenvolvimento psíquico.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com