Cromatografia Em Coluna
Pesquisas Acadêmicas: Cromatografia Em Coluna. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: camilla.ifba • 21/7/2014 • 842 Palavras (4 Páginas) • 2.809 Visualizações
Cromatografia em coluna
A cromatografia em coluna consiste basicamente nas interações intermoleculares entre a fase estacionária com a fase móvel e com a amostra a ser separada. Para tanto é necessário analisar cada composto separadamente e comparar as mesmas com os outros compostos. Sendo assim, segue abaixo uma lista com todos os compostos e suas interações:
- Alaranjado de metila
Figura 1: Alaranjado de metila
O alaranjado de metila é um sal orgânico, cuja fórmula molecular é: C14H14N3NaO3S. Em sua estrutura encontram-se cátions (Na+) e ânion (restante do composto, presente no oxigênio que se encontra ligado ao enxofre por meio de uma ligação simples), portanto a interação presente é o íon-dipolo. Ele possui coloração vermelha.
-Azul de metileno
Figura 2: Azul de metileno
O azul de metileno, assim como o alaranjado de metila, é um sal orgânico de fórmula molecular C16H18N3SCl. Nota-se que em sua estrutura, encontram-se presentes íons: S+ e Cl-, sendo assim a interação predominante são a íon-dipolo. O azul de metileno tem um verde escuro como cor predominante.
-Etanol
Figura 3: Estrutura do etanol
O etanol é um álcool, que contem um sua estrutura uma hidroxila (ligada a um carbono sp3) que produz na molécula um momento dipolo negativo, consequentemente o restante da molécula (CH3CH2) produz um momento dipolo positivo. Como observado, a interação presente na molécula é a ligação de hidrogênio.
-Ácido acético
Figura 4: Estrutura do ácido acético
O ácido acético é um ácido carboxílico, monocarboxílico, onde a interação predominante é a ligação de hidrogênio, pois contem em sua estrutura oxigênios interagem com os hidrogênios e vice-versa.
-Água
Figura 5: Estrutura da água
A água é um composto onde a interação presente na molécula é a ligação de hidrogênio (uma das interações mais fortes existentes).
Ao empacotar a sílica na bureta (aproximadamente oito cm) com etanol foi adicionado uma amostra com a mistura de azul de metileno e alaranjado de metila, cuja coloração era verde-escuro. Ao adicionar-se gradativamente em, em pequenas porções a mistura de etanol-água 1:1, observou-se que enquanto era adicionada a mistura do eluente, houve o início da separação dos componentes da amostra. O alaranjado de metila, que possui coloração amarela, eluiu com mais facilidade na coluna cromatográfica pelo fato da sua interação com a sílica ser mais forte do que sua interação com a sílica gel. Sendo o alaranjado de metila um sal orgânico, possui íons positivos e íons negativos que se atraem eletrostaticamente, pelos polos positivos e negativos que se encontram presentes na mistura de solvente água-etanol. Diferente do alaranjado de metila, o azul de metileno que também é um sal orgânico e que possui uma coloração azul, teve sua eluição inibida utilizando-se apenas a mistura etanol-água, pelo fato do azul de metileno apresentar uma interação maior pela fase estacionária. De tal modo, foi necessária a utilização de outra fase móvel, ácido acético e água numa proporção de 1:1. A escolha desta fase móvel é devida ocorrência do ácido acético, em solução aquosa, formar íons positivos e negativos (CH3COO- e H+) que o seu ânion interage com os cátions presentes no azul de metileno (S+). Além da interação da fase móvel com a amostra, o ácido acético interage com a sílica, ocorrendo assim uma competição entre a fase estacionária com
...