Cronoanalise
Tese: Cronoanalise. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Almeida260 • 28/9/2014 • Tese • 478 Palavras (2 Páginas) • 545 Visualizações
1. Cronoánalise
A cronoanálise é utilizada para cronometrar e analisar o tempo que um operador leva para realizar alguma operação no fluxo de produção, permitindo lhes um tempo de tolerância para necessidades fisiológicas, quebras de maquinário e outros afins. Além dessas características o profissional da cronoanálise é o cronoanalista que orienta e otimiza a seqüência operacional analisando o melhor procedimento a ser realizado para realizar determinadas atividades.
Segundo Sugai (2003), a cronoanálise surgiu com os estudos de Frederick Taylor, juntamente com os de Frank Gilbreth, onde o primeiro enfatizou a divisão de operações em um processo de produção, e a real capacidade do operador. O segundo enfatizou a parte de movimentos englobando aspectos ligados à fadiga, economia de movimentos desnecessários, criando tabela de movimentos com seus respectivos valores e símbolos. Frederick Taylor evitava confronto direto entre empresas e trabalhadores, propondo bonificações para aqueles que cumprissem as metas de produção, e treinamento e orientação para estar aptos as tarefas não perdendo a gratificação. Frank Gilbrteh optava pela política de movimentos menos fadigantes e curtos para não afetar a produção depois de algumas horas trabalhadas, pois o operador começa a rotina de trabalho e depois de algumas horas de movimentos muito longos e cansativos o rendimento não é mais o mesmo.
Os estudos e trabalhos feitos por esses dois cientistas alavancaram os estudos da administração científica, ou mesmo estudo de tempos e movimentos. A gestão da qualidade exige uma análise detalhada de todos os processos para uma tomada de decisão gerencial, com confiabilidade nos dados estatísticos, padronizando o processo produtivo para mensurar a capacidade total de produção da organização.
A cronometragem é uma ferramenta forte da cronoanálise, pois evidencia pontos importantes para uma boa amostragem de tempos. Tais como:
• A real capacidade do operador através da cronometragem;
• Número de medições exigidas para uma análise confiável;
• Avaliar a tolerância em % para cada operação.
Podemos avaliar com outros conceitos a análise dos métodos utilizados na cronoanálise, não apenas para descobrir padrão de referência, mas também serve para uma determinação economicamente de matérias e tempo assim:
A Cronoanálise analisa os métodos, materiais, ferramentas e instalações utilizadas para a execução de um trabalho com o objetivo de encontrar uma forma mais econômica de se fazer um trabalho, normalizar os métodos, materiais, ferramentas e instalações, determinar de forma exata e confiável o tempo necessário para um empregado realizar um trabalho em ritmo normal (tempo padrão). (MIRANDA, 2009).
Segundo Toledo Jr (1977, p. 19), “Cronometria é o cálculo, o ato mecânico de se chegar ao Tempo padrão. Cronoanálise é a tabulação, é a arte de utilização do tempo padrão, visando a melhoria no método de trabalho”. A cronoanálise é à base da racionalização da produção, do espaço físico, do
maquinário e
...