Cultura Brasileira E A Cultura Da Sua Organização
Monografias: Cultura Brasileira E A Cultura Da Sua Organização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rosanamendes • 27/5/2014 • 574 Palavras (3 Páginas) • 665 Visualizações
Texto síntese: Elaborar um texto, de no máximo duas laudas (normas ABNT) sobre a cultura brasileira e a cultura da sua organização. Vocês poderão utilizar o material didático e os artigos do “Saiba Mais”.
Até 26/04/14 - 4,0 pontos
Segundo Bergue (2012), a cultura organizacional pode ser definida como um conjunto de valores organizacionais que derivam do modo como às pessoas em interação na organização constroem e reconstroem seus valores. Existe então uma interação constante de valores, hábitos, credos e costumes, entre os servidores e a organização. Valores estes que foram desenvolvidos para auxiliar na adaptação e resolução de problemas internos e externos e que se reinventam a todo o momento, influenciando no dia-a-dia na vida da organização e dos servidores.
Como é de conhecimento a formação cultural do povo brasileiro é influenciada por vários povos de regiões e culturas diferentes, além de termos uma extensão territorial muito grande. A cultura brasileira interfere diretamente na cultura organizacional.
Conforme Freitas (1997), os principais traços brasileiros para que possamos realizar uma análise organizacional são a hierarquia, o personalismo, a malandragem, o sensualismo e o aventureiro.
Na Cultura brasileira esses princípios são marcantes e influenciam diretamente nas organizações públicas, inclusive no Hospital Universitário onde trabalho.
1 – Hierarquia - A hierarquia é um fator marcante na centralização do poder dos grupos sociais. No meu local de trabalho alguns grupos possuem o recurso do poder, que são os coordenadores e gerentes dos diversos setores, quanto mais poder eles detém melhor é a sua colocação hierárquica.
2 – Personalismo – Esse princípio pode ser descrita como a relação de afeto entre os servidores, podendo ser um traço favorável quando contribui para o desenvolvimento das atividades na organização, e ao mesmo tempo desfavorável, quando essa relação de afeto pode ser utilizada em contrações temporárias ou nomeações de cargos, não levando em conta a competência do funcionário.
3 – Malandragem - O famoso jeitinho brasileiro, uma qualidade que o servidor tem para resolver ou sair de situações aparentemente difíceis, pedindo ajuda a outros funcionários ou através de solicitações aos diversos setores, muitas vezes até mesmo burlando o sistema.
4 – Sensualismo – Através dos contatos próximos, palavras gentis e atitudes carinhosas, o servidor consegue resultados mais rápidos e fáceis. Por exemplo: quando precisam de roupas de cama, medicamentos, exames laboratoriais e outros serviços urgentes, o servidor liga no setor responsável e educadamente solicita o pedido utilizando palavras gentis de maneira carinhosa, muitas vezes conseguindo o solicitado antes mesmo de outros funcionários que não utilizam esse traço.
5 - Aventureiro – é definido como pessoas mais sonhadora que disciplinadas, não tendo medo de arriscar e buscar situações melhores. Muitas vezes vemos servidores com essas características são principalmente aqueles que fazem partes de sindicatos e associações.
Como não poderia deixar de ser a cultura organizacional do Hospital Universitário é impregnada da cultura brasileira, pois não há como separar essas culturas, elas se completam. O gestor público conhecedor
...