Curso FGV
Dissertações: Curso FGV. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: GISELEMEDEIROS • 9/3/2015 • 999 Palavras (4 Páginas) • 314 Visualizações
O que é o Desafio Brasil?
Realizado pelo GVcepe, o Desafio Brasil é o maior e mais completo programa de fomento à inovação tecnológica e ao empreendedorismo early stage do país. Tendo sua estrutura baseada na mais tradicional Competição de Startups de Base Tecnológica do Brasil, o programa alcança diretamente os 26 Estados do país e o Distrito Federal, tendo sua estrutura baseada em três eixos estratégicos que promovem iniciativas focadas em atender os principais desafios do empreendedor brasileiro, conforme descrito a seguir:
(i) “Competições e Prêmios” – O Desafio Brasil propõe a maior e mais tradicional Competição de Startups de Base Tecnológica do Brasil, que configura porta de acesso a grandes competições internacionais (como a Intel Global Challenge at UC Berkeley e a Call to Innovation [Singularity University e FIAP]), além de promover estrutura única de premiações. Em 2012 o Desafio Brasil lançará pioneiramente a Elevator Pitch Competition.
(ii) “Educação, Capacitação e Qualificação” – O Desafio Brasil proporciona ao ambiente empreendedor nacional a participação em programas e iniciativas de cunho educacional que excedem a participação em nossas competições. Nesse sentido, o Desafio Brasil promove o Programa de Educação Itinerante, oportunidades de educação à distância, o Media Lab, bem como palestras e painéis voltados a todos agentes do ecossistema empreendedor nacional – empreendedores, incubadoras, parques tecnológicos, instituições de fomento, investidores, entre outros stakeholders.
(iii) “Network” – Por meio de nossa rede de parcerias – que envolve mais de 60 organizações imersas no cenário empreendedor e de Venture Capital – e a notoriedade do GVcepe no ambiente de PE&VC brasileiro, forjamos grandes oportunidade de networking focadas em promover intercâmbios entre as Startups promissoras e investidores interessados em aporte de capital.
Qual é a missão do Desafio Brasil?
O Desafio Brasil é norteado pela missão de fomentar o desenvolvimento socioeconômico do Brasil por meio da disseminação da cultura e da educação empreendedora, acreditando no potencial do Venture Capital como catalisador para a expansão deste ambiente.
Em que edição está o Desafio Brasil?
Em 2012 o Desafio Brasil realiza a sua 7ª edição, tendo se consolidado em um dos eventos de maior importância no cenário de inovação e empreendedorismo nacional.
Quem são os realizadores do Desafio Brasil?
O Desafio Brasil foi criado e é realizado pelo GVcepe – Centro de Estudos em Private Equity e Venture Capital da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo –, a principal instituição de pesquisa com foco na indústria de PE&VC brasileira. Para mais informações sobre nossa equipe acesse a aba ‘Sobre o Desafio Brasil’.
O que é Private Equity & Venture Capital?*
Abaixo se elencam as principais modalidades de investimento que compõem as esferas Private Equity e Venture Capital:
· Seed: empresa em fase de pré-incubação ou incubação. Investimento inicial em pesquisa de produto/serviço ou teste de conceito (proof of concept). Investimentos normalmente realizados por organizações gestoras e instituições especializadas em capital semente ou investidores-anjos.
· Startup: conceito do produto já testado. O investimento é usado para continuar o desenvolvimento e teste do produto/serviço e iniciar o esforço de marketing. O produto/serviço ainda não está estabelecido comercialmente no mercado. Investimentos normalmente realizados por Organizações Gestoras e instituições de Venture Capital (first round) ou capital- semente.
· Greenfield: investimento em uma nova planta em área com pouca ou nenhuma estrutura física e/ou instalações pré-existentes. Normalmente relacionado com investimentos imobiliários, florestais e em infra-estrutura.
· Venture Capital – Early Stage: produto/serviço já desenvolvido (beta test já completo e aprovado). O investimento é usado para o inicio da comercialização e a empresa já se encontra em fase operacional, embora ainda não tenha atingido o break-even. Nesta fase, normalmente, realiza-se o primeiro investimento “clássico” de Venture Capital propriamente dito (first stage ou first round financing).
·
...