Resumo Fundamentos Da Gestão De Custos Curso FGV
Ensaios: Resumo Fundamentos Da Gestão De Custos Curso FGV. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: arthur.filho333 • 1/10/2014 • 642 Palavras (3 Páginas) • 5.229 Visualizações
CURSO AUTOINSTRUCIONAL: Fundamentos da Gestão de Custos
Carga horária: 5 horas
Objetivo do Curso
O objetivo do curso é destacar as principais diferenças entre a contabilidade gerencial e a contabilidade financeira, enfocando seus relacionamentos com a contabilidade de custos.
Além disso, apresenta os conceitos básicos necessários ao bom desenvolvimento de nosso estudo, bem como a visão da Gestão Estratégica de Custos sobre o conceito de relevância.
Descrição Do Curso
No curso online Fundamentos da Gestão de Custos são apresentados os conceitos básicos necessários ao bom desenvolvimento desse estudo, bem como a visão da Gestão Estratégica de Custos sobre o conceito de relevância
Sob esse foco, o curso Fundamentos da Gestão de Custos está estruturado em quatro unidades que será destacado a seguir:
Unidade 1 – contabilidade de custos;
Unidade 2 – conceitos básicos;
Unidade 3 – conceito de relevância;
Unidade 4 – cenário cultural.
Sendo que as duas primeiras unidades serão descritas a baixo pois são as unidades mais importantes do curso, as duas últimas são aplicações práticas do que é apresentado nas unidades 1 e 2 em forma de exemplos.
Unidade 1 – Contabilidade de Custos
Na apresentação do conceito histórico da contabilidade de custos, inicia –se falando que a Contabilidade de custos nasceu no século XVIII para atender às novas demandas de informação exigidas pela Revolução Industrial.
Até essa época, só existia a contabilidade financeira. A apuração do custo das mercadorias vendidas – necessária à apuração do resultado nos balanços – era extremamente simples.
A produção ficava a cargo dos artesãos, que não constituíam pessoas jurídicas e não precisavam apurar custos.
Nos relatórios financeiros, as empresas comerciais apontavam os custos como sendo o valor pago pelas compras, já que os produtos que seriam comercializados já estavam, geralmente, prontos para sua comercialização.
As indústrias que começaram a nascer no século XVIII trouxeram escala ao trabalho que, anteriormente, era exclusividade dos artesãos.
Dessa forma, o trabalho de apuração de custos começou a ficar muito mais complexo.
A incorporação dos princípios da contabilidade geralmente aceitos à contabilidade de custos foi muito importante para evitar distorções nos relatórios financeiros das empresas que, sob regras rígidas, podem ter seu desempenho financeiro melhor analisado.
Apesar de a contabilidade de custos ter sido criada para atender a objetivos contábeis, sua função mais nobre talvez seja a de apoio à tomada de decisão gerencial.
Contudo, diferentemente da contabilidade de custos usada para fins de apuração de resultado, a contabilidade de custos para fins gerenciais incorporou conceitos de Economia, Administração, Engenharia, entre outros, visando acompanhar as rápidas mudanças do mundo
...