Custo De Produção De Soja
Trabalho Universitário: Custo De Produção De Soja. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rafaaelatres • 9/4/2013 • 5.524 Palavras (23 Páginas) • 973 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
A soja juntamente com a produção dos demais grãos existentes faz parte da agricultura brasileira, extremamente importante para a economia do país devido as grandes plantações unidas a demanda nos países onde o clima é desfavorável para seu plantio. A base de formação de preço baseada basicamente na bolsa de Chicago e dos preços dos insumos necessários para sua plantação e manutenção.
2 Críticas: Custos e Formação de Preço de Venda
• Sobre os vídeos fica claro que sempre devemos ter organização em tudo o que se trata de negócios tendo em vista custos fixos e custos indiretos na empresa, devemos ter em conta também os custos que virão com o lucro, com gastos com tele - entrega atendentes e Pró-labore.
Devemos também sempre ir atrás um diferencial em nossos serviços, dando a satisfação aos nossos clientes, com isso poderemos sempre saber os valores de nossos serviços. Tendo como base o preço de concorrência, o preço de custo sabendo que é apenas um item e não o preço final do produto e o mais importante que para formar o preço devemos saber o volume de vendo e a qualidade de produto.
• Acredito deve-se ter em vista vários aspectos relacionados ao preço, qualidade, concorrência, eficiência, bom desempenho, dentre outros, para que o negócio tenha bons resultados.
Com isso deve-se avaliar não somente a empresa em si, mas o ambiente ao seu redor. Para que seus serviços estejam sempre de acordo com a procura e as condições dos clientes.
• Acredito que uma empresa para que cresça é necessário planejamento e organização. Uma empresa não cresce de um dia para o outro, é necessário sempre analisar a concorrência seus preços, buscar um diferencial com a finalidade de atender as necessidades de seus clientes e atingir seu publico alvo.
Devemos levar em conta que o preço de custo é apenas um item e não o preço final do produto, então deve de ser analisados passo a passo do produto para que no final a empresa tenha apenas retornos lucros, e não prejuízos.
2.1Custo e Formação de Preço e de Venda.
2.1.1Negócios e Solução.
Negócio familiar fundado há mais de 30 anos. A empresa começou bem pequena com apenas três funcionários, hoje a empresa conta com mais de 30 funcionários. Em pouco mais de uma década, triplicou seu faturamento.
Foi preciso buscar o valor de um produto diferenciado no mercado. Na formação de custo tem a parte do custo direto que envolve toda a matéria-prima que esta agregada no produto. Na parte de custo não podemos esquecer dos indiretos de uma empresa como aluguel, salários de quem não esta ligado a produção, etc...
Por isso foi preciso estudar o mercado, para ver o que aquele produto agrega na vida do cliente.
No mercado também é levado em conta na hora de formar o preço, conhecer o público-alvo e a concorrência . O resultado é um trabalho que consegue aliar qualidade com preço compatível com o orçamento do cliente.
2.1.2 CUSTOS DE PRODUÇÃO
Custo de produção refere-se ao valor de bens e serviços consumidos na produção de outros bens ou serviços (MATTOS, 2003).
Quase toda a decisão tomada implica e um custo para a empresa, já que escolhendo uma opção já deixamos de lado outras. São nas empresas que os custos são mais relevantes pois a partir destes sabe-se se os recursos e fatores de produção estão sendo bem aplicados e se as decisões tomadas foram e estão sendo coerentes com o que o mercado atual exige.
Os custos de produção envolvem todo o gasto na produção do produto final.
2.1.2.1 Custos de produção na Produção de Soja
Para determinar o custo de produção de uma cultura é necessário que saibamos a combinação de insumos, serviços, e de maquinas e implementos utilizados ao longo do processo produtivo. Essas informações compõem o chamado Pacote Tecnológico que indica o nível de produtividade e a quantidade por unidade de área (hectares) produzida. Essas quantidades são denominadas coeficientes técnicos de produção. Sendo a produção agrícola influenciada pelas condições climáticas, de fertilidade e topográficas serão baseados os coeficientes de produção .
A produção de soja se desenvolve em etapas distintas preparo do solo, plantio, o tratamento e colheita, para isso é necessário em tempo relativamente longo. Isso faz com que sejam necessários diversos serviços e insumos no decorrer do processo produtivo. Em consequência disso surgem dificuldades quanto a forma de medir estes componentes fora de sua época de utilização, mesmo em períodos em que inflação está em baixa.
Os custos da produção estão dispostos em planilhas, de maneira com que os componentes possam ser melhor separados de acordo com sua natureza contábil e econômica.
Nos termos contábeis, os custos variáveis que são distintos em despesas, despesas de custeio, despesas pós-colheita e nas despesas financeiras onde se enquadra o capital de giro. E os custos fixos são diferenciados em depreciação do capital fixo e todos os custos envolvidos na produção.
Nos termos econômicos, os componentes são unidos de acordo com a função de cada um no processo produtivo.
Custos variáveis- São unidos todos os componentes que participam do processo produtivo, na medida em que o cultivo vai se desenvolvendo ou seja só existem se possuir produção. Nestes custos se encaixam os custeios, as despesas pós-colheita e as despesas financeiras.
Custos Fixos- são os elementos de despesa que o produtor suporta, não dependendo qual foi o rendimento da produção são eles: depreciações, seguros, manutenções em geral.
Custos Operacionais: são todas as despesas diretas e a parcela de custos fixos que são associadas á formação do plantio da soja. São conceitos bastante usados nas analise e estudos que em médio prazo vislumbram horizontes.
Custos Totais- È a soma de todos os custos mais os fatores atribuídos aos fatores de produção.
CUSTO DE PRODUÇÃO ESTIMADO
SOJA GM (97%) - PLANTIO DIRETO (95%)
SAFRA DE VERÃO - 2010/2011
LOCAL: SANTA ROSA E TRES DE JULHO - RS
Produtividade Média: 2.400 kg/há
...