Custos
Monografias: Custos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: acdprates • 16/3/2015 • 346 Palavras (2 Páginas) • 252 Visualizações
2.1 Análise gerencial de custo
2.1.1 Custos
O custo está inserido em nossas vidas desde que somos gerados até a nossa morte, visto que todo bem consumido pelo indivíduo tem um custo. Tal proximidade sugere a familiarização, porém ocasiona inicialmente certa dificuldade no entendimento do conceito de custo, dado a forma empírica com que somos acostumados a lidar com ele. (Dutra, 1995).
De acordo com Martins (2003), só consideramos que um gasto se transforma em custo quando começamos a utilizá-lo nos fatores de produção, ou seja, para fabricação de algum produto ou execução de um serviço.
“Todos os gastos ocorridos na divisão da fábrica são classificados como custos” (MEGLIORINI, 2011, p.8).
De acordo com Megliorini (2011), os custos podem ser classificados como diretos e indiretos, e esta classificação vai depender da necessidade de uso destes na produção do bem ou serviço. Os diretos estão relacionados aos produtos conforme o seu consumo, como matéria-prima e mão de obra. Já os indiretos serão rateados entre os produtos, como exemplo da energia elétrica. Também podem ser classificados como fixos e variáveis, dependendo da sua variação dentro do processo produtivo.
“Custos fixos são aqueles que decorrem da manutenção da estrutura da empresa, independendo da quantidade que venha a ser fabricada no limite da capacidade instalada”. (MEGLIORINI, 2011, p.10)
“Custos variáveis são aqueles que aumentam ou diminuem conforme o volume de produção”. (MEGLIORINI, 2011, p.11)
2.1.2 Despesas
“Despesa é a parcela ou a totalidade do custo que integra a produção vendida”. (DUTRA, 1995, p.28)
Segundo Martins (2006), um gasto torna-se despesa quando ele é utilizado direta ou indiretamente, para obtenção de receitas, seja na operacionalização da venda, como a comissão dos vendedores, ou em qualquer ponto da empresa que não esteja diretamente envolvido no processo da fabricação do bem ou serviço, como a manutenção da estrutura administrativa, salários e estrutura física ocupada para esse fim, sendo caracterizado como tal no momento da venda. Estas despesas reduzem o Patrimônio Líquido da empresa, que tem a função sacrificar-se, para obtenção de lucro.
“Despesa que é o somatório dos itens que compuseram o custo de fabricação do produto ora vendido”. (MARTINS, 2006, p.18)
...