Custos E Preços De Venda No Comercio
Exames: Custos E Preços De Venda No Comercio. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: fabieless • 14/5/2014 • 2.325 Palavras (10 Páginas) • 280 Visualizações
Custos e Preço de Venda no Comércio
Com o crescente índice de concorrência em todos os setores, a preocupação que vem assolando as empresas é o CUSTO, pois, quanto maior, menor a chance de competir no mercado, menor a margem de lucro, elevando assim, o grau de risco do negócio.
O comércio é um dos setores mais afetados em termos de concorrência, pois ele fica totalmente exposto aos olhos do público. Por isso, as instalações físicas, as mercadorias e aqueles que fazem o atendimento têm que estar em perfeita harmonia e lógica, ou seja, tudo tem que estar compatível com o perfil da clientela, alvo do negócio.
Na realidade, o empresário hoje tem que ser uma espécie de malabarista de primeira, pois, para competir no mercado, ele tem que procurar reduzir custos sem perder a qualidade, e ainda buscar resultados satisfatórios para a sobrevivência de seu negócio. Não é fácil. Mas, com esforço, persistência e um bom apoio gerencial, tudo se tornará mais fácil.
Um dos pontos-chave para o sucesso de uma empresa é a prática de bons preços. Bom preço é aquele que o cliente paga com satisfação, com a certeza de ter pago um preço justo, um preço que a mercadoria realmente vale, além do que, é um preço que agrega uma margem de lucro para a empresa, dando-lhe condições de sua perpetuação no mercado.
Você já sabe por quanto irá vender suas mercadorias?
O preço de venda ideal é aquele que permite à empresa:
bullet
Manter o cliente;
bullet
Expandir o mercado de atuação;
bullet
Acelerar a rotatividade das mercadorias e giro;
bullet
Obter ganhos, etc...
Para decidir qual o melhor preço de venda da mercadoria é preciso conhecer:
bullet
Os gostos e necessidades da clientela, procurando saber quanto está disposta a pagar;
bullet
Custo de aquisição da mercadoria;
bullet
Rotatividade de cada mercadoria;
bullet
Custos de comercialização;
bullet
Custos com salários + encargos sociais de vendedores, gerente de vendas, etc;
bullet
Qual parcela de custos fixos com que cada mercadoria deve arcar;
bullet
Qual a parcela de lucro que pode ser repassada para o preço;
bullet
Preços praticados pelos concorrentes, etc...
Entretanto, o custo merece um destaque especial, pois ele é o alicerce para decisões empresariais. Para que uma empresa trabalhe com segurança no que diz respeito ao preço de venda de suas mercadorias, ela tem que ter um rigoroso controle de seus custos, levantando sistematicamente o que, com que, e quanto gasta, para saber se está obtendo resultados. E para isso é preciso manter um controle contínuo e rigoroso de todos os custos, não desprezando nenhum por menor que seja.
Para possibilitar essa mensuração é preciso saber:
bullet
a) Quanto custa o que você quer vender?
bullet
b) Quanto custa para você vender?
bullet
c) Quanto custa a manutenção de sua empresa?
bullet
d) Qual é a perspectiva de receita bruta?
bullet
e) Qual a contribuição das mercadorias para cobrir os custos fixos?
bullet
f) Qual é a perspectiva de lucro?
Afinal, o que é custo?
Custo é o consumo de bens e serviços para a obtenção de outros bens e serviços, expressos em unidades monetárias. Classificam-se em variáveis e fixos.
A - Quanto custa o que se quer vender?
Os Custos Variáveis no comércio são todos aqueles ligados diretamente à mercadoria, variando de acordo com a quantidade de mercadoria adquirida e vendida. Os Custos Variáveis de Aquisição são todos aqueles que compõem o preço de compra, sendo que é preciso extrair as informações das Notas Fiscais de compra, pois é ela que fornece o valor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o valor do frete, se este for por conta do fornecedor, etc. Enfim, não existe uma regra geral; toda empresa tem seus Custos de Aquisição expressos na Nota Fiscal de compra. Para apurar o Custo de Aquisição da Mercadoria tem de se verificar se o ICMS vem incluso no preço de compra ou se é retido na fonte. Além disso deve-se também verificar se o IPI incide ou não sobre a venda da mercadoria. Exemplificando a seguir a forma de apurar o custo de aquisição para todos esses casos.
Preço de Compra Unitário (PCU):
bullet
(-) IPI se incidir o IPI sobre a venda, pois gera crédito na compra e débito na venda;
bullet
(+) IPI se não incidir IPI sobre a venda;
bullet
(-) ICMS se este vier incluso no preço de compra;
bullet
(+) ICMS se for retido na fonte, vindo destacado na Nota Fiscal e não gera crédito;
bullet
(+) Frete/Seguro que varia conforme o valor
...