DEFINIÇÕES COMPORTÁRIAS
Tese: DEFINIÇÕES COMPORTÁRIAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vivimolas1 • 24/3/2014 • Tese • 2.352 Palavras (10 Páginas) • 209 Visualizações
ESTELA
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS: Comportamento Organizacional
TUTORA EAD: Prof.ª BRUNA CRISTIANE DE SÁ
LEME
2013
INTRODUÇÃO
Neste projeto abordaremos a importância do Comportamento Organizacional para o desenvolvimento nas organizações, impacto nas inovações e seus conceitos, sistemas e a comunicação.
1 DEFINIÇÕES DE COMPORTAMENTO
O Comportamento Organizacional está se estabelecendo firmemente como um campo próprio de estudo por meio de suas teorias e técnicas de pesquisa.Embora o estudo do comportamento humano no trabalho seja sistemático e rigoroso, é preciso ressaltar que as pessoas são diferentes e a abordagem de Comportamento Organizacional leva em conta uma estrutura contingencial considerando variáveis situacionais para entender as relações de causa e efeito. Assim, caso por caso, são examinadas as variáveis relacionadas com o ambiente, tecnologia, personalidade e cultura.
Segundo Schermerchorn, Hunt e Osborn (1999) Formalmente definido comportamento organizacional é o estudo de um individuo e grupos em organizações. É um corpo de conhecimento que se aplica a todos tipos de ambiente de trabalho pequenos e grandes empresas lucrativas ou sem fins lucrativos.
Aprender CO vai ajudar- nos a obter maior compreensão do trabalho, desse mesmo e de outras pessoas. Também pode expandir o potencial de sucesso da sua carreira nos ambientes de trabalho dinâmicos, mutantes complexos e desafiadores de hoje e do futuro.
Chiavenato(2004) Comportamento Organizacional é o estudo das dinâmicas das organizações e como os grupos e indivíduos se comportam dentro delas. E uma ciência interdisciplinar. Por ser sistema cooperativo racional, a organização somente pode alcançar seus objetivos se as pessoas que a compõem coordenarem seus esforços a fim de alcançar algo que individualmente jamais conseguiria. Por essa razão a organização caracteriza-se por uma racional divisão do trabalho e hierarquia.
Da mesma forma que uma organização tem expectativas acerca de seus participantes quanto a suas atividades, talentos e potencial de desenvolvimento. Também os participantes tem suas expectativas em relação a organização. As pessoas ingressam e fazem parte da organização para obter satisfação de suas necessidades, pessoas por meio da sua participação nela. Para obter essas satisfações as pessoas estão dispostas a fazerem investimentos pessoais na organização ou a incorrer em certos custos, por outro lado, a organização recruta pessoas na expectativa de que elas trabalhem e desempenhem suas tarefas. Assim surge interação entre pessoas e organização a que se do nome de processo de reciprocidade. A organização espera que as pessoas realizem suas tarefas e oferte-lhes incentivos e recompensas enquanto as pessoas oferecem suas atividades e trabalho, esperando obter certas satisfações pessoais. As pessoas estão dispostas a cooperar e desde que suas atividades na organização contribuam diretamente para o alcance dos seus próprios objeti
SISTEMA FECHADO SISTEMA ABERTO
SISTEMAS MECÂNICO OU BUROCRATIZADO. (BUROCRACIA) SISTEMA ORGÂNICOS, DESBUROCRATIZADO. (ADHOCRACIA)
ESTRUTURAS BUROCRÁTICAS, DETALHISTAS COM MINUCIOSA DIVISÃO DE TRABALHO.ESTRUTURAS PERMANENTES ESTRUTURAS FLEXIVEIS, QUE NEM SEMPRE PODEM SOFRER DIVISÃO DE TRABALHO E FRAGMENTAÇÃO BEM DEFINIDAS. ESTRUTURAS TEMPORÁRIAS. GRUPO TAREFA.
ALTA CONCENTRAÇÃO DO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÕES, GERALMENTE AFETA NÍVEIS SUPERIORES.POUCA DELEGAÇÃO RELATIVO PROCESSO DE DESCENTRALIZAÇÃO DA TOMADA DE DECISÕES,COM DISPERÇÃO E INTEGRAÇÃO. EXISTÊNCIA DE DELEGAÇÃO ACENTUADA AMPLO COMPARTILHAMENTO DE RESPONSABILIDADE E DE CONTROLE.
CARGOS OCUPADOS POR ESPECIALISTAS, COM ATRIBUIÇÕES PERFEITAMENTE BEM DEFINIDAS. CARGOS GENERALISTAS, CONTINUAMENTE REDEFINIDOS POR INTERAÇÃO COM OUTROS PARTICIPANTES DA TAREFA.
PREDOMINIO DA INTERAÇÃO VERTICAL
SUPERIOR /SUBORDINADO RELACIONAMENTO TIPO AUTORIDADE/ OBEDIÊNCIA PREDOMINIO DA INTERAÇÃO HORIZONTAL SOBRE VERTICAL TIPO CONFIANÇA E CRENÇAS RECÍPROCAS
AMPLITUDE DE CONTROLE DO SUPERVISOR MAIOR CONFIANÇA NAS REGRAS E NOS PROCEDIMENTOS FORMAIS. AMPLITUDE DE CONTROLE DO SUPEVISOR É MAIS AMPLA.MAIOR CONFIANÇA NAS COMUNICAÇÕES.
ÊNFASE EXCLUSIVAMENTE INDIVIDUAL. ÊNFASE NOS RELACIONAMENTOS ENTRE GRUPOS E DENTRO DELES.
HIERARQUIA RIGIDA PARTICIPAÇÃO E RESPONSABILIDADE MULTIGRUPAL, À LUZ DOS CONHECIMENTOS DOS INDÍVIDUOS SOBRE AS TAREFAS DA EMPRESA.
FATORES HIGIÊNICOS FATORES MOTIVADORES E MOBILIZADORES
ENFASE NA DOUTRINA TRADICIONAL ENFASE NA DOUTRINA BEHAVORISTA EM ENFOQUE CONTINGENCIAL
ATIVIDADES ROTINEIRAS/ESTÁVEIS, PROFUNDAMENTE NORMATIZADAS PELA CÚPULA. ATIVIDADES INOVADORAS/NÃO ESTÁVEIS, POUCA NORMATIZAÇÃO NORMAS GENÉRICAS. DETALHES NORMATIZADOS PELOS PRÓPRIOS NÍVEIS OPERACIONAIS.
2 CONCEITO DE INOVAÇÃO
Inovar esta relacionada a novidades, trazer algo novo para os produtos que já existem. È colocar em pratica uma nova ideia para melhorar os custos e serviços, os conceitos relacionados a inovação inclui atividade técnicas concepção desenvolvimento e melhorias que facilita a comercialização dos produtos.
Maria José 41 anos. A inovação é muita boa desde que saibamos usar e compreender, um grande benefício foi a internet um meio de comunicação muito grande e rápido.
Adriana Silva 19 anos. Hoje com a inovação tecnológica ajudou muito principalmente no mercado de trabalho hoje existem balanças eletrônicas que facilita as pesagens.
Everton da Silva 23 anos. No mundo que estamos hoje esta muito mais fácil comprar um carro flex. Isso devido a Inovação pode escolher o combustível que eu quero para abastecer meu carro, procurando também o melhor preço de tabela.
Daniel da Silva 25 anos. O mundo avançado em tecnologias
...