DEPARTAMENTO DE ENSINO A DISTÂNCIA CURSO PEDAGODIA
Por: janaina050790 • 6/10/2019 • Bibliografia • 4.423 Palavras (18 Páginas) • 269 Visualizações
UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
DEPARTAMENTO DE ENSINO A DISTÂNCIA
CURSO PEDAGODIA
JANAÍNA LEIRIANE PIMENTEL
TRABALHO PRÁTICO FTMH
POMPÉU
2019
JANAÍNA LEIRIANE PIMENTEL
HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E ÍNDIGENA NA ESCOLA
Trabalho apresentado na disciplina Fundamentos Teóricos e Metodológico da História, modalidade EaD.
Orientador: Poméia Genaio
Pompéu
2019
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO .................................................................................3
OBJETIVO ........................................................................................3
DESENVOLVIMENTO ......................................................................3
CONCLUSÃO ..................................................................................4
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .................................................5
ANEXOS............................................................................................6
INTRODUÇÃO:
A lei de 10.639/03 de 9 de janeiro de 2003, torna obrigatoria nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio público e privado, o estudo da História e cultura afro–brasileira, e índigena e com esse reconhecimento, a lei 10.639/03, passa a fazer parte da politicas públicas do Estado Brasileiro.
O presente trabalho tem por finalidade resgatar as nossas origens, procurando sensibilizar a comunidade escolar, sobre a importância na sociedade que a cultura africana e índigena, teve ao longo dos tempos.
Foram entrevistados 8 pessoas ( 2 homens e 6 mulheres), com idades de 17,30,37,38,39,55,60,61 anos, 7 moradores de zona rural e 1 moradora de zona urbana, com as seguintes profissões: 1 estudante, 2 aposentados, 1 autónomo, 1 professora, 1 costureira, 1 empregada doméstica, e 1 agente de saúde.
OBJETIVO:
Promover acões na Escola, que resgatam a cultura e a história dos povos africanos e índigenas, fazendo uma contextualização entre realidade nacional e realidade local, e promover também a cidadania e a questão da igualdade entre povos.
DESENVOLVIMENTO:
Na comudnidade de alberto isaacson-MG, e Itaúna-MG, não existem instituições voltadas para africanidade, e nenhum dos entrevistados já participaram de instituições, ou movimentos ou projetos voltados para a questão da africanidade e/ou relacionados à questão indígena. Em relação às localidades, 7 entrevistados apontaram que não, existem remanescentes de quilombos, e 1 entrevistado disse que não sabia. Referente à existência de Movimento Negro, nas localidades abordadas, 8 dos entrevistados, disseram que não existem movimentos existentes na sua comunidade. Concernente à existência de comunidades indígenas, 7 entrevistados, disseram que não havia nenhuma em situada na comunidade de Alberto Isaacso-MG, e 1 entrevistada alegou que não sabia se havia existencia de comunidades índigenas em Itaúna –MG. E por último todos os 8 entrevistados disseram que existem terreiros de Candomblé e/ou Umbanda em suas comunidades.
Tocante às manifestações de racismo, 4 dos entrevistados presenciaram esse tipo de agressão, onde foi as pessoas envolvidas foram discriminadas pela cor. Idem para as manifestações de intolerância religiosa 1dos entrevistados presenciaram discriminação sobre as religião.
Na comunidades de Alberto Isaacson-MG, na escola municipal registra-se uma pequena presença de pessoas afrodescendentes, e na comunidade de Itaúna foi relado pela entrevistada que onde havia maior presença de pessoas afrodescendentes e/ ou indígenas, era tambem nas instituições de ensino.
CONCLUSÃO:
A força da cultura de índigenas e negros pode ser vista em vários momentos da vida, como na forma de andar, falar, comer, orar, etc. É através destas formas cotidianas, que estão as marcas civilizatorias desses povos. Ao longo dos anos, essa herança histórica vem sendo esquecida, e precisamos cada vez buscar essa parte da história de mera importância para a identidade brasileira.
A educação tem um papel muito importante na construção da identidade do afro brasileiro e índigena, tornando assim necessário que a escola crie formas de abordar sobre esse tema na sala de aula com as crianças e adolescentes., independentemente de seu pertecimento étcnico, e da localização geográfica do seu país. “O aprendizado da história é influenciado pelo ensino da história” (Jörn Rüsen)
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
http://www.scielo.br/pdf/er/n64/0104-4060-er-64-00189.pdf
http://www.epsjv.fiocruz.br/noticias/reportagem/historia-e-cultura-africana-e-indigena-nas-escolas
ANEXOS:
UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA
PROJETO DE EXTENSÃO
IDENTIFICANDO AFRICANIDADES E ELEMENTOS INDÍGENAS NOS MUNICÍPIOS
FORMULÁRIO DE PESQUISA
I – IDENTIFICAÇÃO:
Curso: Pedagogia
Disciplina: Fundamentos Teóricos e Metodológicos da História
Professor responsável: Poméia Genaio Aluno: JANAÍNA LEIRIANE PIMENTEL
II - APRESENTAÇÃO: A educação das relações étnico-raciais, o tratamento de temáticas e questões que tangem aos afrodescendentes e indígenas, preconizadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais vem sendo discutidas na disciplina de Fundamentos Teóricos e Metodológicos da História, através deste projeto.
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