DESAFIO PROFISSIONAL Ao Curso De PEDAGOGIA
Ensaios: DESAFIO PROFISSIONAL Ao Curso De PEDAGOGIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Steinhausc • 3/6/2014 • 1.324 Palavras (6 Páginas) • 3.388 Visualizações
CAROLINE NAISSINGER STEINHAUS-RA 8378867116
DESAFIO PROFISSIONAL
TOROPI-RS
2014
CAROLINE NAISSINGER STEINHAUS-RA 8378867116
DESAFIO PROFISSIONAL
Desafio Profissional apresentado ao
Curso de Pedagogia do Centro de
Educação a Distância-CEAD da
Universidade Anhanguera UNIDERP.
TOROPI-RS
2014
SUMÁRIO
Indentificação.......................................................................................................4
Introdução............................................................................................................4
Desenvolvimento.................................................................................................4
Considerações Finais......................................................................................6
Referências Bibliográficas...............................................................................7
IDENTIFICAÇÃO
Nome do (a) aluno (a): Caroline Naissinger Steinhaus
Curso: Pedagogia
Telefone: 55 81335848 e-mail: caroline.steinhaus@yahoo.com.br
Nome do (a) Supervisor (a) Acadêmico (a): Carla Huffel
I-Introdução
Durante o Desafio Profissional participou-se de várias pesquisas sobre atividades curriculares, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Parâmetros Curriculares Nacionais, Diretrizes Curriculares, Referencial Curricular, como também de festas envolvendo Dia das Mães e dos Pais, sem exceções de famílias monoparentais, homossexuais entre outros.
Realizou-se neste desafio, formas de abordagem em famílias contemporâneas, defendendo direitos, privilegiando a acessibilidade, mobilidade, convivência e respeito em âmbito social.
Com o decorrer dos temas, será possível perceber que com pesquisas é provável atender determinados públicos em confraternizações escolares, tanto para o público de mães donas-de-casa e trabalhadoras, como de pais trabalhadores e desempregados. Conforme o tema que foi desenvolvido na pesquisa de Cláudia Denis Alves da Paz, muitas vezes é dada mais atenção às festas dedicadas à mães, porque têm mais tempo disponível para a escola, mas não deixando de dar importância aos pais, os quais não podem dedicar na maioria das vezes seu tempo.
II-Desenvolvimento
Na atualidade, algumas escolas tem o conhecimento de alguns dos aspectos de Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Diretrizes Curriculares e Referenciais Curriculares, mas na maioria das vezes não é conhecido seus principais aspectos. Em uma escola de Educação Infantil de Brasília, Distrito Federal, é necessário apresentar entre professores os principais aspectos abordados nas leis, quais foram citadas acima. Em seus principais aspectos, está a LDB que reafirma o direito à educação, garantido pela Constituição Federal. Estabelece os princípios da educação e os deveres do Estado em relação à educação escolar pública, definindo as responsabilidades, em regime de colaboração, entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, sendo que a educação brasileira é dividida em dois níveis: a educação básica e o ensino superior.
Os Parâmetros Curriculares (PCN) são a referência básica para a elaboração das matrizes de referência. Os PCN´s foram elaborados para difundir os princípios da reforma curricular e orientar os professores na busca de novas abordagens e metodologias. Traça um novo perfil para o currículo, apoiado em competências básicas para a inserção dos jovens na vida adulta; orientam os professores quanto ao significado do conhecimento escolar quando contextualizado e quanto à interdisciplinaridade, incentivando o raciocínio e a capacidade de aprender.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afrobrasileiras e africanas nas escolas públicas e privadas do ensino fundamental e médio, também detalha os direitos e as obrigações dos entes federados ante a implementação da lei compõem um conjunto de dispositivos legais considerados como indutores de uma política educacional voltada para a afirmação da diversidade cultural e da concretização de uma educação das relações étnico-raciais nas escolas, desencadeada a partir dos anos 2000.
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, Volume 1, defende as referências e orientações pedagógicas para a implementação de práticas educativas de qualidade que promovam as condições necessárias para o desenvolvimento integral e de cidadania das crianças. Cabe ressaltar que a criança tem direito de viver experiências prazerosas nas instituições sempre respeitando pluralidade e diversidade da sociedade brasileira, sendo que o Referencial traz uma proposta aberta, flexível
...