DESAFIO PROFISSIONAL EMPRESA ENERGY
Por: O Tal Do Henrique Meira • 20/11/2016 • Trabalho acadêmico • 1.317 Palavras (6 Páginas) • 476 Visualizações
UNIDADE VALINHOS - SP
CURSO
Logística
DEAFIO PROFISSIONAL
MATÉRIAS
Direito Empresarial
Matemática
Processos Gerenciais
Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Tecnologias de Gestão
ACADÊMICO:
MARCIO HENRIQUE MEIRA LEITE – RA 5076670500
Tutor Presencial:
EVERSON GALUSNI
Passo 1
Enquanto a outras teorias definem o homem à partir de suas aptidões, como a Teoria Estruturalistas que caracteriza se caracteriza pela análise do “homem organizacional”, ou seja, o homem que desempenha papéis em diferentes organizações, e a Teoria das Relações Humanas tem uma perspectiva voltada para “o homem social”, que não se compara a uma máquina de ações mecânicas, que tem necessidades, que tem sentimentos.
A teoria das relações humanas não enxerga o homem como uma peça na engrenagem empresarial. A capacidade criativa humana está além da capacidade funcional de qualquer máquina. Ainda que a tecnologia nos últimos cento e cinquenta anos tenha dado um salto tecnológico incomparável com qualquer outro momento da existência humana neste planeta, tudo o que já foi e ainda será criado são resultados de sentimentos e anseios que máquina nenhuma é capaz de reproduzir. Estas características não podem ser automatizadas e se bem coordenadas, podem promover o sucesso empresarial.
Essas características genuinamente humanas são interpretadas e usadas à favor de grandes empresas que sempre buscam estar antenadas ao mercado, ao seu público e seus parceiros. Assim como peças de dominós enfileiradas, as emoções humanas estão conectadas. Analisando os funcionários da empresa Energy, que presta serviço especializado produção de baterias, quando é proposto um desafio onde aos funcionários com melhores índices de trabalho recebem ao final do mês um reconhecimento pode ser percebido entre o grupo um grande interesse imediato de alguns participantes que logo se espalham em seus colegas. Todos passam a buscar a melhoria para se tornarem popular, para se realizar profissionalmente, para receber a provação social dos colegas e elogios da liderança imediata.
Estes sentimentos que inicialmente era social passa aos poucos a se tornar uma necessidade biológica, aumentando o reconhecimento do grupo aumenta-se também o nível de afeto dos funcionários. Passam a ser mais parceiros fora do ambiente de trabalho o que acaba aumentando a cooperação no ambiente corporativo.
Passo 2
Custo total atual:
C(x) = x² + 8x + 100
C(200) = (200)² + 8(200) + 100
C(200) = 40000 + 1600 + 100
C(200) = 41.700
Custo unitário atual:
C(x) = [x² + 8x + 100] ÷ 200
C(200) = [(200)² + 8(200) + 100] ÷ 200
C(200) = [40000 + 1600 + 100] ÷ 200
C(200) = 208,50
Custo total dobrado:
C(x) = 2(x² + 5x + 80)
C(200) = 2[(200)² + 5(200) + 80]
C(200) = 2[40000 + 1000 + 80]
C(200) = 2 *41080
C(200) = 82.160
Custo unitário dobrado:
C(x) = 2(x² + 5x + 80) ÷ 400
C(200) = 2[(200)² + 5(200) + 80] ÷ 400
C(200) = [2* 41080] ÷ 400
C(200) = 205,40
O custo unitário tem redução de 10% de um período para o outro. Considerando esse fator isoladamente, sem outros dados de suporte, é vantajoso para a companhia adquirir essas máquinas.
Passo 3
A contratação de serviços terceirizados pode ser uma excelente saída para redução de custos e garantia de um serviço de qualidade, contudo muitos cuidados devem ser tomados durante a procura da empresa que possua as qualidades desejadas e especialmente na contratação dos serviços.
Preços muito abaixo da média podem ser uma armadilha. A definição das atividades a serem exercidas, bem como o detalhamento total de custos e a certificação de que todos os valores foram especificados em contrato é uma forma de garantir que a empresa contratada cumpra todas as obrigações legais. O dimensionamento do quadro de funcionários contratados, bem como suas atividades e jornada de trabalho no setor respectivo por meio da contratação de um projeto ou plano de segurança. Avaliação das propostas apresentadas, com discriminação de preços para cada trabalhador disponibilizado, observado o piso da categoria estabelecido para cada função, definido através da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria e aplicando os encargos sociais e trabalhistas referentes ao setor.
Após a contratação dos serviços terceirizados, cabe ao contratante a fiscalizar se a mesma está cumprindo suas responsabilidades e obrigações sociais e tributárias. O contratante de o direito e dever de monitorar esse cumprimento exigindo mensalmente a apresentação de documentações que comprovem o pagamento de cada trabalhador locado em suas dependências; recolhimento do INSS e do FGTS individualizada aos trabalhadores locados em suas dependências; recibos de entrega dos vales-transportes e tíquetes-alimentação, uniformes e outros benefícios sociais estipulados em Convenção Coletiva; pagamentos de férias ou verbas rescisórias de todos os empregados que estejam, ou estiveram, locados em suas dependências, prestando serviços pela empresa terceirizada e também certidões negativas de débitos atualizadas junto ao INSS, FGTS, GDF e Receita Federal.
Outro cuidado importante a ser tomado é a certificação da regularização no quadro de funcionários. A mídia sempre reporta casos de terceirização ilegal, ou mão de obra escrava. Estas práticas ilícitas devem ser cuidadosamente avaliadas na contratação e manutenção de serviços terceirizados. Ainda que a responsabilidade direta pelo quadro de funcionários seja diretamente da empresa contratada, o contratante precisa estar ciente de que todos os requisitos legais estão sendo cumpridos para que não haja atos infracionais.
...