DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS
Monografias: DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: MRGSMARTA • 15/10/2014 • 1.201 Palavras (5 Páginas) • 220 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho propõe que os acadêmicos sejam capazes de elabora um uma estrutura organizacional e planos de capacitação para uma empresa no grupo de varejo de produtos alimentícios, eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Afim de que estes alunos utilizem os conhecimentos aprendidos nas aulas de Processos Gerenciais e Matemática.
Procurou-se criar um contexto educacional onde o universitário irá vincular à teoria a prática. Acredita-se que os estudantes busquem informar-se e efetivar sua aprendizagem diante de uma situação desafiadora e motivadora.
Onde a capacitação é o diferencial nas empresas, onde se conceitua capacitação como:
Entende-se como capacitação o processo permanente e deliberado de aprendizagem, que utiliza ações de aperfeiçoamento e qualificação, com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento de competências institucionais, por meio do desenvolvimento de competências individuais. (IFRS, 2011, p.5)
Todo administrador precisa comtemplar o ato de planejar constantemente. Desenvolver competências que futuramente ou no momento atual consigam resolver situações problemas com criatividade, flexibilidade e adaptação, formando estratégias solucionadoras que atendam os interesses interpessoais e institucionais.
É se capacitar para treinar aqueles que naquele momento precisam de se autoconhecer e compreender a missão, visão e o planejamento estratégico da empresa em que trabalha.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Foi elaborado como primeiro passo uma estrutura organizacional condizente com a empresa para que todos soubessem a que se reportar, e compreendesse a hierarquização que existe em toda empresa para que não ocorra duplicidade nas atividades por pessoas diferentes e nem ausência de ações por um estar esperando o outro. Quando as funções são bem definidas deixando claro a responsabilidades de cada individuo ocorre uma sistematização das atividades fazendo o fluxo de trabalho existir realmente.
Organograma antigo
Figura A
Organograma Sugerido Novo
Figura B
No Organograma Antigo (figura A) encontra-se uma estrutura com 8 gerências e 3 diretorias, que aparentemente encontram-se em um estado de contradição quanto a hierarquização e atribuições dos cargos. No Organograma Novo (figura B) surge uma diretoria de Staff que irá condicionar os aspectos administrativos e o Recursos humanos, para que esta diretoria faça os treinamentos e compreenda melhor as atividades e funções para cada funcionário dentro de seu Departamento.
Será realizado uma diminuição do Quadro de funcionários e remanejamento de outros como Do financeiro , com 5 passa vai ficar com 4 e da Diretoria de compras de 6 colaboradores passa a ter somente 4. Compondo a diretoria de Administração e Recursos Humanos que será um diretor e mais três auxiliares administrativos.
Como apresenta o Novo Organograma as diretorias de Compras, Financeiras e Operacionais se comunicam entre si, para gerar fornecimento dos produtos, compras e cotação, pregão, e necessidades de produtos, quanto ao gerenciamento das pessoas, será repassado para a nova Diretoria de Administração e Recursos Humanos (DARH).
Será feito uma subdivisão dos setores gerenciados e a quantidade alocada esta no Novo Organograma.
O pessoal operacional que fica no estoque faz recebimento de material, conferência e atua no na coordenação de reposição nas prateleiras, conferindo prazo de validade e comunicando ao gerente os pedidos a serem feitos, para não haver falhas no fornecimento.
2.2 PLANO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PARA DIRETORES E GERENTES
O plano de capacitação e desenvolvimento é um diferencial obrigatório nas empresas que primam pela qualificação dos funcionários motivados e harmonizados com a empresa, fazendo-os serem capazes de vestir a camisa da empresa prestando um serviço de qualidade aos clientes.
O diferencial para o mercado consumidor é o capital humano que produz serviços e produtos a todos. Os profissionais que estão em cargos de gerencia e direção precisam conhecer quem são seus colaboradores e como eles se sentem em seu ambiente de trabalho, desta forma ira conhecer quem é capaz de inovar, criar e encaminhar a empresa à prosperidade. O que faz uma instituição ter um bom serviço prestado e uma valorização do seu produto é o investimento no capital humano. “É necessário ter utilidade comprovada e renovação contínua, para manter-se neste mercado voraz e de assustador avanço tecnológica.” (CAMERÓN, 1999, p.1)
A politica organizacional da empresa precisa de colaboradores que estejam. preparados para estabelecer linhas de orientação e limites para ação das pessoas responsáveis pelos colaboradores para que seja alcançado a otimização e maximização de resultados. Este plano de ação destinado aos diretores e gerente prevê atividades que são necessárias para esclarecer as funções e responsabilidades daqueles pertencentes aos cargos que traçam as linhas de orientação e atividades dos colaboradores do Hipermercado Hoterdan.
2.2.1 OBJETIVOS
2.2.1 GERAL
Desenvolver um plano de capacitação para diretores e gerentes que os façam compreender que tipo de lideres deve ser para formar grandes equipes.
2.2.2 ESPECIFICOS:
• Melhorar a eficácia gerencial
• Desenvolver e reconhecer lideres
• Proporcionar
...