DESENVOLVIMENTO ECONOMICO-AULA TEMA 2
Pesquisas Acadêmicas: DESENVOLVIMENTO ECONOMICO-AULA TEMA 2. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 145051 • 11/9/2013 • 1.308 Palavras (6 Páginas) • 821 Visualizações
Aula-tema 02: Projeto de Desenvolvimento para a América Latina
Atividade de Autodesenvolvimento
Passo 1: Navegue pelo site da CEPAL, disponível em: <http://www.eclac.org/cgibin/getProd.asp?xml=/brasil/noticias/paginas/2/5562/5562.xml&xsl=/brasil/tpl/p18f.xsl&base=/brasil/tpl/top-bottom.xsl>. Acesso em: 12 Jul. 2012.
Passo 2: Ainda no site, acesse o link Documentos do Escritório. Consulte o resumo de alguns textos sobre o Brasil, tratando de tecnologia, questões sociais, infra-estrutura, entre outros.
Dica: Dê atenção aos seguintes textos:
Inovação tecnológica na indústria brasileira no passado recente - uma resenha da literatura - acesso em: 12 Jul. 2012.
Saúde no Brasil: Algumas Questões sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) - acesso em: 12 Jul. 2012.
O Brasil e seus vizinhos na America do Sul - Sumario Executivo - acesso em: 12 Jul. 2012.
O Comercio na America do Sul e oportunidades para o Brasil - acesso em: 12 Jul. 2012.
Atrasos e Turbulências na Educação Brasileira- acesso em: 12 Jul. 2012.
Tecnologia e Demanda por Qualificação na Indústria Brasileira - acesso em: 12 Jul. 2012.
Passo 3: Após a leitura escreva um texto resumindo os temas e propostas atuais da CEPAL para o Brasil.
CEPAL
CEPAL: Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) foi criada em 25 de fevereiro de 1948, pelo Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC), e tem sua sede em Santiago, Chile.
• Inovação tecnológica na indústria brasileira no passado recente. Uma resenha da literatura econômica:
Tem por objetivo “sistematizar o pensamento gerado no Brasil a respeito das características e determinantes do desempenho das empresas atuantes no país em matéria de P&D, geração de tecnologias e inovação em processos e produtos”.
Após longos estudos, verifica-se que o Brasil está em disparidade, se comparado em nível internacional. Ocorre que durante os anos que se passam, o padrão não vem sofrendo nenhuma modificação, não se inova, ficando para trás em questão de modernidade.
Observa-se que, as empresas, não vem se preocupando muito com a inovação.
As poucas inovações que ocorreram foram por parte das empresas estrangeiras que vem inovando ao decorrer do tempo, e que acaba beneficiando o Brasil neste sentido.
Por fim, há baixa comunicação entre os pesquisadores.
• Saúde no Brasil: Algumas Questões sobre o Sistema Único de Saúde (SUS):
Preliminarmente, faz-se mister ressaltar que o nosso sistema de saúde, é totalmente contra a dignidade da pessoa humana.
A CRFB/88 prevê que a saúde é um direito nosso e dever do Estado, mas infelizmente, um dever que não vem sido cumprido.
Infelizmente, é fácil ver pessoas morrendo nas filas de hospitais; médicos que recebem mas não trabalham; pessoas que esperam meses para marcar uma consulta com um clínico geral, em média três meses, após é encaminhado para o especialista que necessita acompanhamento, que espera por mais três meses para ser atendido, totalizando seis meses de espera para ser atendido por um especialista.
Em consequência dessa precariedade na saúde, temos um índice enorme de mortalidade infantil, pessoas, em especial idosos que morrem sem ao menos conseguir passar em atendimento com o médico.
Mesmo com a EC 29, nada mudou, não vemos nada melhorar na área da saúde, aliás, vemos piorar cada vez mais.
• O Brasil e seus vizinhos na América do Sul - Sumario Executivo:
Muito embora a história tente demonstrar que a proximidade geográfica entre os países podem favorecer as negociações econômicas, as negociações começaram a se efetivar a partir do século XX.
Para nós brasileiros, esta aproximação ocorreu com o Chile, a Argentina e também o México. Dando resultado a assinatura do Tratado de Montevidéu em 1.960.
Ressalta-se que foram enfrentadas diversas barreiras, entre elas a diferença de idiomas.
• O Comercio na América do Sul e oportunidades para o Brasil:
Foi feito um mapeamento com o intuito de se observar as oportunidades para o Brasil, através de seleção de produtos importados por nós.
O Brasil tem suma importância neste sentido para o Uruguai, Argentina, Paraguai e Bolívia.
Faz-se mister ressaltar que as indústrias de maior conteúdo tecnológico apresentarem uma participação maior nas exportações dos parceiros para o Brasil do que nas vendas para os demais parceiros.
Em contra partida, são na maioria advindas de terceiros mercados as importações das indústrias de alta tecnologia realizadas pelos países da América do Sul.
• Atrasos e Turbulências na Educação Brasileira:
Em relação a educação no Brasil, infelizmente vem sofrendo cada vez mais uma deficiência, em relação ao conteúdo dos estudos, a evasão dos alunos nas escolas, a falta de professores nas escolas e principalmente a falta de motivação em lecionar e em especial a grande violência que vem iniciando dentro da escola, juntamente com as drogas.
O fator mais positivo que podemos observar, decorre do ingresso de alunos de classe
...