DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Artigo: DESENVOLVIMENTO SOCIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DEIA33 • 18/9/2014 • 328 Palavras (2 Páginas) • 229 Visualizações
Vivemos um momento de desafios onde não há facilidades, mas os ideais devem persistir.
O desemprego e o subemprego, crescem no campo e na cidade, e os assistentes sociais em suas trajetórias persistem até os dias atuais com novas articulações, expressões e definições.
Nos locais de trabalho, cresce a demanda dos serviços sociais, diminui os recursos, salários, os critérios são restritivos nas possibilidades da população ter direitos sociais, materializados em serviços sociais públicos
Para isto o profissional do serviço social deve ser requalificado, ter uma relação direta na população usuária.
Os Assistentes sociais não irão resolver os problemas, mas irão viabilizar, porque não é o alavancador de todas as mudanças sociais, é um trabalhador especializado que planeja, organiza, e administra benefícios sociais, assessora órgãos e empresas e movimentos sociais.
A profissão está condicionada nas relações com o Estado e as classes da Sociedade civil, e se desenvolve quando passa a administrar e gerir o conflito de classe nas relações capital/trabalho.
O Assistente Social, possui um código de ética, para atuar, embora não tenha tradição na sociedade brasileira.
O serviço social produz serviço para atender as necessidades sociais, são trabalhadores assalariados, que participam da produção e redistribuição da riqueza social, através das politicas publicas.
Temos a participação do serviço social como trabalho que privilegia a produção e a reprodução da vida social, como determinantes na constituição da materialidade e da subjetividade das classes que vivem do trabalho.
Os homens tem suas necessidades que poderão ser satisfeitas por meio do trabalho, é uma atividade que se inscreve na produção e reprodução da vida material.
Os homens tem que ter esta condição de viver (comer, beber, ter habitação, vestir-se etc) para que possa fazer a história.
As desigualdades sociais sempre existiram e continuaram, mas pode-se minimizar a pobreza extrema, através de uma melhor distribuição dos produtos de trabalho.
O serviço social é uma especialização do trabalho e a atuação do assistente social é a demonstração que seu trabalho está inserido no âmbito de produção e reprodução das relações sociais.
...