DETERMINANDO A GESTÃO DO CONHECIMENTO
Tese: DETERMINANDO A GESTÃO DO CONHECIMENTO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Thais1982 • 7/6/2014 • Tese • 749 Palavras (3 Páginas) • 227 Visualizações
DEFINIÇÃO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
Segundo os autores Takeuchi e Nonaka, gestão do conhecimento é o processo de criar continuamente novos conhecimentos, disseminado – os amplamente através da organização e incorporando – os velozmente em novos produtos/serviços, tecnologias e sistemas e é formado por dois componentes principais:
• Tácito: Onde o conhecimento é pessoal e intransferível, por meio de palpites e intuições. Ele está enraizado nas ações e na experiência corporal do indivíduo.
• Explícito: Onde o conhecimento é expressado com palavras e é transmitido aos indivíduos formal e sistemáticamente, principalmente, através de recursos visuais.
Já o autor Rivadávia Neto, diz que o conhecimento só existe na mente humana e entre as mentes. O conhecimento fora desse contexto é visto como informação. E que a gestão do conhecimento ganha terreno a partir da compreensão de que sua terminologia é metafórica, uma vez que o conhecimento é inerente aos seres humanos e não se compartilha com facilidade ou espontaneidade.
COMPORAÇÃO ENTRE OS DOIS AUTORES
Comparando os autores citados acima, vimos que Takeuchi e Nonaka expressam claramente os dois princípios do conhecimento, tácito e explícito, valorizando e interagindo esses princípios em prol do crescimento do indivíduo na organização e da evolução e sucesso da empresa.
E que o autor Rivadávia Neto, tem seu foco na possibilidade de que as organizações e seus colaboradores sempre utilizem as melhores informações e os melhores conhecimentos disponíveis. Onde a mente humana é a melhor ferramenta de conhecimento, pois qualquer outra opção fora das mentes humanas é considerada informação e não conhecimento.
Notasse claramente que um exemplo de gestão de conhecimento aplicado nas empresas, são as reuniões chamadas de Explosão de Idéias, onde os colaboradores trocam pensamentos e experiências em busca de uma nova idéia, visando o crescimento, expansão e sucesso da organização.
QUESTIONÁRIO RELATIVO AO ARTIGO “GESTÃO DA PRODUÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO NA NATURA COSMÉTICOS: SER VIRTUAL E O SABER REAL.”
a) Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?
De acordo com os autores NONAKA e TAKEUCHI, o novo conhecimento sempre começa com um indivíduo sendo por meio de um insight levando a uma grande invenção ou por meio da experiência adquirida de anos na atividade. Tal transformação de conhecimento pessoal para o conhecimento organizacional é uma característica de empresas criadoras de conhecimento, tornando disponível a todos.
A criação do conhecimento é um processo que pode ser explícito ou tácito. O explicito que é transferido de linguagem formal e sistemática e o tácito consiste em habilidades técnicas , ou seja, é pessoal e difícil de determinar , captada do termo know-how e esses modelos moldam a percepção do mundo ao nosso redor.
Para facilitar a externalização, ou seja, criar o conhecimento dentro das empresas, verifica-se a criação de um ambiente que facilite criar situações em que cada grupo de indivíduos possa dar palpites , usar suas intuições e compartilhar com
...