DETERMINAÇÃO DA GESTÃO DE PESSOAS E MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS
Projeto de pesquisa: DETERMINAÇÃO DA GESTÃO DE PESSOAS E MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: SIMONE14082011 • 25/5/2014 • Projeto de pesquisa • 2.774 Palavras (12 Páginas) • 264 Visualizações
ETAPA 1
DEFINIR GESTÃO DE PESSOAS E AS MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS
Gestão de pessoas
O conceito de gestão de pessoas ou administração de recursos humanos é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações.
Mudanças organizacionais
O Mundo vem sofrendo uma mudança muito rápida, onde a informação se tornou essencial devido à globalização. Na prática, a mudança organizacional ocorreu especialmente na relação das pessoas, pois onde somente o capital econômico era valorizado passou-se para a valorização do capital humano, ou seja, a relação entre empresas e mercados foi responsável pelo maior fluxo de mudanças, que são elas: do comando para a orientação; da era industrial para a era da informação; da rigidez para a flexibilidade; da atividade solitária para a atividade solidária; do tempo integral para o tempo parcial; do trabalho manual para o cerebral; da especialização para a multifuncionalidade; do foco no produto para o foco no cliente; de gerentes para líderes ou gestores; de Recursos humanos para parceiros de negócios, do capital financeiro para o capital intelectual entre outras.
Os consumidores tornam-se mais exigentes, um número cada vez maior de competidores chega cada dia ao mercado, o ciclo de vida dos produtos reduz-se, a força de trabalho requer novo tipo de tratamento a velocidade torna-se fundamental. Em termos gerais, acredita-se que a organização do futuro estará mais voltada para os clientes, colocando no plano central a questão da qualidade de seus produtos e serviços.
As pessoas, com todas essas mudanças, passam a necessitarem cada vez mais de informação e tecnologia se torna uma ferramenta essencial para o processo, devido às tendências do mercado atual.
Um dos impactos percebido foi o desemprego, pois muitas pessoas não conseguiram acompanhar com tanta agilidade essas mudanças. Contudo, terá uma relação mais próxima com a comunidade, assumindo uma postura de maior responsabilidade, as organizações e as pessoas percebem por questões estratégicas que devem preservar e cuidar do meio ambiente e da comunidade, ser responsavelmente social e renovando esses valores tornam-se mais competitivas.
Tempos Modernos – Charles Chaplin
O filme, nos mostra um modelo de gestão representado pela industrialização que fazia vista “grossa” para as exigências dos trabalhadores, onde o mesmo não favorecia o trabalhador nem o seu trabalho, mas o mesmo ao extremo cansaço retrata uma época inversamente paralela aos padrões de gestão de pessoas da atualidade. Chaplin mais que demonstra a situação do empregado daquela época em seu filme, ele revela com minuciosos detalhes a brutal junção do homem e a máquina nos anos 30.
As organizações daquele período não tinham foco nas pessoas e sim nas tarefas, os empregados realizam uma longa jornada de trabalho diária sem benefícios e uma remuneração não condizente ao serviço prestado, desproporcionando assim o bem-estar e a qualidade de vida dos empregados. Assim, a Administração de Pessoal (como ficou conhecida nos anos 30) tinha a função básica de recrutar e selecionar as pessoas, sem levar em conta a orientação, treinamento e a pós-seleção para a inserção na instituição.
A industrialização estava preocupada em crescer e desenvolver máquinas, esquecendo o importante papel de valorizar o trabalho do ser humano, que prestava uma mão de obra importante para seu desenvolvimento e crescimento. Os chefes na época hoje representados pelo líder ficavam a frente das câmeras, mas não era para segurança pessoal ou da empresa, mas para “vigiar” os funcionários.
Hoje as empresas investem em treinamentos, benefícios, motivando os trabalhadores. As organizações querem seus colaborados ao seu lado, a fim de traçarem metas e alcançar resultados favoráveis para ambos.
Assim as pessoas passaram a ser vistas como seres humanos com um histórico, não mais apenas como força geradora de lucros.
Hoje a Gestão de Pessoas é fundamental para alcançar os objetivos das empresas, sendo um departamento dentro da empresa que é responsável por administrar e gerir o capital humano onde, todos os processos pessoais de todos os colaboradores passam por essa área, que também é responsável pela cultura organizacional e por todo processo interno e elementos que compõem a empresa.
ETAPA 2
Entrevista
Nome do Funcionário: Fernanda Correa.
Cargo: Analista de R.H e Psicóloga
1 - Qual o modelo de gestão da empresa?
R = O modelo de gestão da empresa está voltado para a valorização dos funcionários assim como dos seus clientes. Ao atender o estilo alternativo busca está de acordo com a exigência dos seus clientes e consequentemente trabalhar com grande eficiência.
2 - Como é feito o recrutamento de pessoas?
R = O recrutamento funciona como um processo de comunicação: A empresa divulga e oferece oportunidades de trabalho ao mercado de recursos humanos (MRH).
Utilizamos o recrutamento interno para aqueles candidatos que estão trabalhando dentro da organização para que sejam promovidos ou transferidos para as novas oportunidades. Também utilizamos o recrutamento externo, portanto fora da organização, através de currículos a anúncios na mídia onde iremos submetê-los ao seu processo de seleção de pessoal.
3 - Como é feito o processo de seleção de pessoas?
R = Nas etapas iniciais ficam as técnicas mais simples, econômicas e mais fáceis, ficando as técnicas mais caras e sofisticadas para o final. Cada técnica de seleção proporciona certas informações a respeito dos candidatos. Quanto maior o número de técnicas de seleção, maior a oportunidade de informações de seleção para trabalhar e maior o tempo e seu custo operacional.
4 - Como é feito a avaliação de desempenho?
R = Avaliamos o desempenho do funcionário e o grau em que ele alcança os requisitos da avaliação em função das atividades que ele desempenhará, das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento.
...