DIREÇÃO
Resenha: DIREÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thammynascimento • 24/5/2013 • Resenha • 379 Palavras (2 Páginas) • 275 Visualizações
DIREÇÃO
Após o Planejamento e a Organização dentro do Processo Administrativo ,a terceira função é a Direção.
Uma vez definido o planejamento e estabelecido a organização, resta fazer as coisas andarem e acontecerem. Este é o papel da direção, acionar e dinamizar a empresa e fazê-la funcionar. A direção está relacionada com a ação e como se colocar em situações onde é preciso colocar em pratica aquilo que foi planejado e é fundamental saber lidar com pessoas para obter uma boa direção e desenvolver o que se tem como objetivo.
A direção é a função administrativa que se refere ás relações interpessoais dos administradores com seus subordinados. Ela trata basicamente de relações humanas. Para que o planejamento e a organização possam ser eficazes ,eles precisam ser complementados pela orientação a ser dada ás pessoas por intermédio da comunicação e habilidade de liderança e de motivação. Para dirigir os subordinados ,o administrador em qualquer nível da organização no qual esteja inserido ,precisa comunicar ,liderar e motivar. A maior parte do tempo do administrador é aplicada em comunicação ,liderança e motivação, gestão de conflitos ,enfim todos os processos pelos quais os administradores procuram influenciar os seus subordinados para que se comporte de acordo com as expectativas e consigam alcançar os objetivos da organização.
Sabemos que as empresas são organizações formadas e mantidas pela atividade organizadas de pessoas, cujo objetivo individuais somente podem ser atingidos através dos esforços coletivos.
Conforme as empresas aumenta os seus objetivos iniciais ,que se confundem com os objetivos de seus indicadores ,passam por modificações e gradual complexidade a tal ponto de os objetivos organizacionais se tornarem gradativamente diferentes e até mesmo antagônicos em relação aos objetivos dos participantes das empresas.
CONCEITO DE DIREÇÃO
De um certo modo ,esta parte dedicada á direção da ação empresarial deverá limitar-se apenas á condução das atividades dos participantes que atuam internamente dentro das fronteiras empresariais ,os empregados em todos os níveis hierárquicos da organização empresarial. Convém lembrar que os empregados como pessoas, não vivem exclusivamente dentro das empresas. Eles participam também de outras organizações ,das quais também dependem para viver e nas quais desempenham outros papéis sociais . Então ,a empresa não constitui a vida inteira das pessoas ,nem possui a amplitude de uma sociedade. As pessoas se encontram apenas parcialmente incluídas na empresa.
...