DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR
Ensaios: DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tcatiuscia23 • 29/4/2014 • 432 Palavras (2 Páginas) • 229 Visualizações
Articulação Temporomandibular e Disfunção Temporomandibular
A articulação temporomandibular está situada anteriormente ao meato auditivo externo, onde a cabeça da mandíbula, relaciona-se com a cavidade articular do temporal. Estas superfícies são recobertas por uma fibrocartilagem.
Ela compreende dois tipos de articulações sinoviais:
- Ginglemoidal: Este tipo de articulação pode executar um simples movimento de dobradiça;
- Artroidal: Esta articulação pode desenvolver além do movimento de dobradiça, um movimento de deslize.
Esta articulação é formada por diversas estruturas como: tecidos ósseos, músculos, ligamentos, cápsula articular e disco articular, que atua como um adaptador, permitindo que este tipo de articulação possa efetuar movimentos complexos. E apresenta uma flexibilidade adaptativa durante os movimentos mandibulares, de modo a ocorrer uma mútua e perfeita adaptação da cabeça da mandíbula com a cavidade articular do temporal, e, durante toda a fase dos movimentos, o disco mantém sempre a sua morfologia, e apenas quando ocorrem disfunções da ATM, ele pode mostrar comprometimento.
A ATM é uma das articulações que mais trabalha. Basta falar ou mastigar para que os músculos, tendões, ligamentos e cartilagens que a constituem entrem em atividade. Como consequência do excesso de trabalho, ela pode sofrer disfunções articulares.
A Disfunção da ATM é o funcionamento anormal da articulação temporomandibular, ligamentos, músculos da mastigação, ossos maxilar-mandíbula, dentes e estruturas de suporte dentário.
Sintomas:
Os sintomas comumente citados são os seguintes:
o Dor facial;
o Dor mandibular;
o Dor no pescoço, ombro e/ou costas;
o Dor nas articulações ou face, ao abrir ou fechar a boca
(bocejar ou mastigar);
o Enxaquecas (tipo tensão);
o Inchaço ao lado da boca e/ou da face;
o Mordida que sente incômoda, "fora de lugar" ou como se estivesse mudando continuamente;
o Abertura limitada ou inabilidade para abrir a boca confortavelmente;
o Desvio da mandíbula para um lado;
o Travamento ao abrir ou fechar a boca;
o Ruídos articulares e dor de ouvido;
o Surdez momentânea;
o Vertigem ou zumbido;
o Ouvido tampado;
o Perturbações visuais.
Tratamento:
Há várias opções de tratamento e uma variedade de termos usados para descrever estes diferentes métodos de tratamento. Porém, a maioria dos cuidados que seu cirurgião oral oferecerá vão incluir no mínimo, quatro ou mais dos seguintes tratamentos:
o Educação do paciente e auto-cuidado;
...