DIVERSIDADE LINGUÍSTICA
Tese: DIVERSIDADE LINGUÍSTICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ilanasilva • 27/5/2013 • Tese • 249 Palavras (1 Páginas) • 453 Visualizações
Para incluir nós precisamos acreditar no princípio que todas as crianças podem aprender e que todos devem ter acesso igualitário, diversificado e uma educação de qualidade.
O desafio, portanto, é não mascarar essas diferenças, mas valer-se delas para enriquecer o aprendizado e a vivência em grupo.
1.1 DIVERSIDADE ÉTNICA
A população brasileira é composta essencialmente por três principais grupos étnicos: o indígena, o branco e o negro.
A imagem demonstra a ampla mistura étnica que há em nossa nação. Esse contexto proporcionou a miscigenação dos habitantes do Brasil, a diversidade étnica da população nacional é um fator que contribui para a nossa identidade cultural.
Agora um momento de reflexão, vocês sabem sobre a origem étnica de seus familiares?
1.1.1 DIVERSIDADE LINGUÍSTICA
A variação lingüística na escola é muito grande e precisamos tratar as variações sem preconceito.
Para o aluno, o respeito às variedades lingüísticas, muitas vezes, significa a compreensão de seu mundo e dos outros.
Na imagem vemos o sotaque de certas regiões do nosso Brasil.
1.1.1.1 DIVERSIDADE DE GÊNERO
As diferenças de gênero ainda têm muita resistência e preconceito na sociedade. Falar de gênero não é simplesmente, as diferenças “homem e mulher”, mas pensar sobre relações e identidade das pessoas. Vejamos a situação das mulheres que ainda é preocupante em todo o mundo. Em todas as classes sociais há mulheres: vítimas de violência; enfrentando dificuldade de acesso ao trabalho e à geração de renda; à escolarização, e à participação na vida pública.
Também devemos lembrar que outros grupos são discriminados também alvo de violência, como por exemplo, os homossexuais e afrodescendentes
...