DIVERSIDADE NAS ORGANIZAÇÕES
Tese: DIVERSIDADE NAS ORGANIZAÇÕES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kellyfernanda • 25/6/2014 • Tese • 337 Palavras (2 Páginas) • 358 Visualizações
DIVERSIDADE NAS ORGANIZAÇÕES
O gênero sexual é apenas uma das características que as pessoas trazem consigo quando passam a fazer parte de uma organização. Vamos analisar como as organizações buscam maximizar o potencial de uma força de trabalho diversificada. Também estudaremos como diferenças individuaisem habilidades e características biográficas afetam o desempenho e a satisfação do funcionário.
Diversidade
Não somos todos iguais. Isso é bastante óbvio, mas os gestores às vezes se esquecem de que precisam reconhecer essasdiferenças e tirar proveito delas para conseguir o melhor de seus funcionários e que essas diferenças também podem levar a mal entendidos, falhas nas comunicações e conflitos. Aprenderemos como as características individuais , tais como idade, gênero, raça, etnia e habilidades, podem influenciar o desempenho de um funcionário e como os gestores podem desenvolver uma consciência para gerir essa diversidade de forma eficaz.
NÍVEIS DE DIVERSIDADE:Os níveis de diversidade são dividido em dois tipo
A. Diversidade em nível superficial: diferenças em características facilmente identificáveis, como idade, gênero, etnia, religião e deficiência que não refletem como as pessoas pensam ou se sentem, mas podem ativar certos estereótipos (é a imagem preconcebida de determinada pessoa, coisa ou situação. É geralmente um conceito infundado sobre algo e é geralmente depreciativo, que as pessoas se baseiam em opiniões alheias e as tornam como verdadeira).
B. Diversidade em nível profundo: diferenças de valores, personalidades e preferências de trabalho que se tornam progressivamente mais importante por determinar similaridades à medida que as pessoas vão conhecendo umas as outras.
Discriminação
Apesar de a diversidade apresentar muitas oportunidades oaraas organizações, sua gestão eficaz também engloba trabalhar para eliminar formas injustas de discriminação. Discriminar é reconhecer uma diferença entre as coisas, o que não é necessariamente um mau em si mesmo. Normalmente quando falamos em discriminação, contudo, significa deixar deixar que nosso comportamento seja influenciado por estereótipos sobre grupo de pessoas. Em vez de olhar para características individuais, a discriminação injusta presume que todos em dado grupo social sejam iguais. Como se pode notar a discriminaçãopode ocorrer de várias maneiras e seus efeitos podem ser muito diversos.
...