DRE
Tese: DRE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: NARCIENE • 2/11/2013 • Tese • 4.970 Palavras (20 Páginas) • 408 Visualizações
[Clique aqui para imprimir]
DRE – Demonstração De Resultado do Exercício - Uma pequena introdução
Enquanto o balanço patrimonial nos apresenta a situação econômica e financeira da empresa, demonstrando os saldos do que ela possui de bens e direitos, assim como o quanto ela deve a terceiros e aos sócios em um dado momento (posição), a DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) nos demonstra o desempenho da empresa ou entidade ao longo de um período de operação. A DRE acumula as vendas, recebidos ou a receber, derivados de operações da empresa ou entidade. Acumula também as despesas, gastos incorridas, pagas ou a pagar..
Exemplo de Receitas:
Fato Gerador
Conta Representativa na DRE
Prestação de Serviços
Receita de Prestação de Serviço
Venda de Mercadorias
Receita de Venda de Mercadorias
Venda de Produtos
Receita de Venda de Produtos
Exemplo de Despesas :
Fato Gerador
Conta Representativa na DRE
Uso do trabalho dos empregados
Despesas com Pessoal
Uso de escritório alugado
Despesas com Aluguel
Uso do capital de terceiros - bancos
Despesas Financeiras
Cobertura de seguros patrimoniais
Despesas com Seguros
A diferença entre receitas e despesas gera o resultado do exercício, no período analisado, sendo este lucro quando as receitas superam as despesas ou prejuízo quando as despesas superam as receitas.
Receitas – Despesas = Resultado do Exercício
Receita, Despesa e Resultado
Estudemos agora o relacionamento entre as contas de resultado, receita e despesas e as contas patrimoniais de maneira que entendamos o relacionamento entre a DRE e o balanço patrimonial.
Podemos perceber que uma venda de serviços, a vista ou a prazo, gera receita na DRE, no período em que ocorre e aparece no balanço patrimonial, no ativo, como saldo em caixa ou bancos se já recebida ou como Duplicatas a Receber se ainda não recebida.
Da mesma maneira percebemos que as despesas incorridas durante o período são lançadas na DRE quando ocorrem, independente de terem sido pagas ou não e são lançadas também no balanço patrimonial como Duplicatas a Pagar no Passivo ou como redução de caixa ou bancos quando já pagas.
O resultado do exercício, por sua vez, ocasionará o aumento ou diminuição do Patrimônio Líquido entre um exercício e outro. O Patrimônio Líquido aumenta quando as receitas superam a despesa (lucro) e diminui quando despesas superam as receitas.
Abaixo temos uma mostra do relacionamento entre a Demonstração de Resultado do Exercício e o Balanço Patrimonial. As receitas aumentam o lucro ou resultado, consequentemente aumentando o Patrimônio Líquido. As despesas reduzem o resultado ou lucro e sendo assim reduzem o Patrimônio Líquido.
Conceito de Receita:
Conceito de Despesa:
Regime de caixa, regime de competência
Agora que já vimos o que nos demonstra a DRE, bem como vimos a relação desta com o Balanço Patrimonial, abordaremos um conceito fundamental no entendimento do resultado, de como ele é apurado e como pode ser alterado dependendo do regime de contabilização utilizado.
Os dois regimes utilizados são:
Regime de Caixa – O resultado é apurado quando as receitas são recebidas equando as despesas são pagas.
Regime de Competência – O resultado é apurado quando as vendas são feitas pela empresa, independente de quando serão pagas e quando as despesas são incorridas, ou dito de outra maneira, quando a empresa usa bens e serviços em suas
...