Da Revolução Industrial à Compenhage
Por: Paloma Sodré • 18/11/2018 • Trabalho acadêmico • 903 Palavras (4 Páginas) • 168 Visualizações
UNIGRANRIO
BRUNA
Da Revolução Industrial à Compenhage
Duque de Caxias, 2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7
- INTRODUÇÃO
O texto aborda questões de conscientização do mal-uso do meio ambiente, como isso afeta.
Vemos que não é só nos dias de hoje que tem a poluição do meio ambiente (claro que hoje em dia é muito mais do que antigamente). E da Revolução Industrial à Copenhague teve vários projetos para a diminuição de agressão com o meio ambiente.
- DESENVOLVIMENTO
- – Por que a Revolução Industrial foi um divisor de águas na evolução das relações entre o homem e o meio ambiente?
Porque com a introdução de novas maquinas nas fabricas isso mudou as relações de trabalho, que fez com que a produção seja maior, utilizando mais recursos naturais, e com isso poluindo mais o meio ambiente. E foi na revolução industrial que os cientistas passaram a se interessar mais nas questões ambientais, eles argumentavam que era necessário estabelecer áreas intocáveis, onde a ação transformadora do homem fosse bloqueada.
- – Que temas ocupam o debate ambiental da primeira metade do século XX? Por quê?
Foram sobre a preservação de animais, pássaros e peixes da África; proteção de pássaros uteis à agricultura; proteção da natureza; preservação da fauna e da flora
Essas iniciativas para frear a depredação vieram inclusive dos próprios metrópoles europeias (que eram os que exploravam sem preocupação alguma com os danos ao meio ambiente), porém, o objetivo das convenções não eram assegurar a preservação do meio ambiente, mas sim garantir que no futuro a exploração ainda estivesse em vigor.
- – Por que a Conferência de Estocolmo revolucionou as condições sobre meio ambiente?
Porque ela foi uma das primeiras conferencias que tinha o intuito de refletir sobre o meio ambiente, além de ter criado um plano de ação para os países e suas relações internacionais, oferecendo bases solidas para a preservação ambiental em nível mundial. Ela também conseguiu aprovar a Declaração sobre o meio Ambiente Humano, documento que incluía 110 recomendações e 26 princípios
- – Qual foi a principal contribuição da Relatório de Brundtland?
De fato, foi o relatório conhecido como Nosso futuro comum ou simplesmente Relatório de Brundtland, no qual foi cunhada a expressão desenvolvimento sustentável. O relatório de Brundtland defendia a conservação ambiental aliada à melhoria dos índices socioeconômicos. O desenvolvimento sustentável, apoiava o seguinte tripé: equilíbrio ambiental, equidade social e crescimento econômico, de acordo com a CMDMA.
- – Qual foi o impacto da Eco-92?
A Eco-92 reuniu 178 países no rio de janeiro, com a participação da sociedade civil, de ONGs e chefes de estado. Como a Eco-92 enfrentaram grandes desafios, o maior impacto mesmo foi conseguir superar as divergências, lançando estratégias internacionais para proteger a natureza. Apesar das divergências, a Eco-92 produziu cinco importantes documentos: Declaração do Rio de Janeiro sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento; Declaração sobre Princípios Florestais; Convenção sobre Mudanças Climáticas; Convenção sobre Biodiversidade; Agenda 21
- – Quais os principais pontos do Protocolo de Quioto?
Era fazer com que os países reduzissem a liberação de CO2 na atmosfera
Além de ter disponibilizado três importantes mecanismos para viabilizar o sucesso do protocolo, são eles: Implementação Conjunta; Comércio de Emissões; Mecanismo de Desenvolvimento Limpo.
- – O que significa MDL?
Mecanismo de Desenvolvimento Limpo. De acordo com o mecanismo, um pais periférico que reduzir suas emissões merecia ser premiado, por esta agindo voluntariamente. E a recompensa seria uma quantidade de credito de carbono, um certificado que permite a emissão de toneladas de CO2. Para participar do MDL é necessário cumprir alguns requisitos chamados de estágios, são eles:
...