Daniel
Ensaios: Daniel. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leadaniel • 15/3/2015 • 505 Palavras (3 Páginas) • 233 Visualizações
PROTOCOLO DE KYOTO
O QUE É PROTOCOLO DE KYOTO? ...
É um instrumento internacional, ratificado em 15 de março de 1998, que visa reduzir as emissões de gases poluentes, que são responsáveis pelo efeito estufa e o aquecimento global. Nos anos 80, foi dado um alerta por várias organizações e acadêmicos no mundo todo sobre o perigo representado ao planeta.
O Protocolo de Kyoto entrou oficialmente em vigor no dia 16 de fevereiro de 2005, após ter sido discutido e negociado em 1997, na cidade de Kyoto (Japão). Nessa conferencia foi constituído o Protocolo de Kyoto para selar o compromisso dos países em reduzir respectivamente suas emissões.
No contexto do aquecimento global é preciso contar com a participação de todos os países, em especial daqueles que mais contribuem para emissão de gases e que muitas vezes não aderem as metas propostas de redução.
Exemplos Estados Unidos é um dos países que mais emitem gases poluentes, cerca de 25% do total expelido no mundo, segundo os líderes norte-americanos, os pais não aderiram, pois tal decisão embargaria o crescimento econômico, China porem suas condições de nação subdesenvolvida dá direito a nem um cumprimento de metas de redução estipulada pelo protocolo, diferente do Brasil que é totalmente a favor do protocolo e não aprova a displicência dos Estados Unidos.
O problema desde então só tem se agravado, tanto pelo aumento das temperaturas medias, que provocam problemas em várias partes do mundo, como pelo avanço da tecnologia, que consegue demostrar com mais precisão o que realmente está acontecendo com o clima global devido á atividade humana.
QUAIS SÃO AS INFORMAÇÕES E OBJETIVOS? ...
No documento, há um cronograma em que os países ao obrigados a reduzir, em 5,2%, a emissão de gases poluentes, entre os anos de 2008 e 2012(primeira fase do acordo). Os gases citados no acordo são: DIOXIDO DE CARBONO, GAS METANO, OXIDO NITROSO, HIDROCARBONETOS FLUORADOS, HIDROCARBONETOS PERFLUORADOS E HEXAFLUORETO DE ENXOFRE. Estes últimos três são eliminados principalmente por industrias.
A emissão destes poluentes deve ocorrer em vários setores econômicos e ambientais. Os países devem colaborar entre si para atingirem as metas. O protocolo sugere ações comuns como, por exemplo:
Aumento no uso de fontes de energias limpas (biocombustíveis, energia eólica, biomassa e solar);
Proteção de florestas e outras áreas verdes;
Otimização de sistemas de energias e transporte, visando o consumo racional;
Diminuição das emissões de metano, presentes em sistemas de depósitos de lixo orgânico;
Definição de regras para a emissão dos créditos de carbono (certificados emitidos quando há a redução da emissão de gases poluentes).
QUAL OBJETIVO DO PROTOCOLO DE KYOTO? ....
Os especialistas em clima e meio ambiente esperam que o sucesso do Protocolo de Kyoto possa diminuir a temperatura global entre 1,5 e 5,8% C até o final do século XXI. Desta forma, o ser humano
...