Dataprint indústria e comércio de formulários
Trabalho acadêmico: Dataprint indústria e comércio de formulários. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: aierdna • 10/9/2013 • Trabalho acadêmico • 2.528 Palavras (11 Páginas) • 382 Visualizações
ETAPA 1
Passo 1
DATAPRINT INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE FORMULÁRIOS
Situada no Distrito Industrial de Lagoa Santa-MG, KM 382 da MG 10 consiste em fabricação de papel A4, formulário contínuo, boninas para fax, entre outros produtos voltados para área de papelaria. Trata-se de uma empresa de médio porte, que poderia ter se tornado de grande porte pelo talento e boa qualidade da fabricação de sua linha industrial, porém foi decaindo cada vez mais pela má gestão e organização de seus empresários.
VISÃO DA EMPRESA:
Sempre teve uma visão antiquada, ultrapassada e nunca delegava verdadeiramente responsabilidades para seus colaboradores, todas as decisões de responsabilidade eram tomadas pelo proprietário da empresa. Os gestores de cada departamento sempre tiveram que dar satisfação de tudo o que acontecia no setor, mas não era cobrado pelo mau desempenho no seguimento (a responsabilidade sempre ficava com o proprietário).
Mantenho contato com RACHEL ALVES (filha do proprietário e gerente comercial da empresa). Ela sempre me documenta projetos que tem vontade de por em prática na empresa, porém não é dada nenhuma oportunidade. A empresa não tem estrutura para combater de igual para igual na concorrência, pois não tem total poder de decisão sobre o seguimento que comanda.
Pode-se dizer que a empresa está com alta necessidade de mudança e atualização de sua gestão. A não atualização acarretara em disputa desleal em relação à concorrência, já que as outras empresas estão com uma visão muito mais abrangente, dinâmica e compartilhada.
PASSO 2
As mudanças organizacionais são alterações no ambiente organizacional para melhorar a relação entre a organização e o ambiente. Ela gera a atualização e também a quebra de paradigmas as quais são a receita para o sucesso da empresa. O mundo atual traz inovações a todo o momento e há a necessidade de atualização para assim tornar mais fácil o serviço dos colaboradores.
Buscar o conhecimento é obrigação tanto da gerência quanto dos colaboradores para que todos possam se adaptar mais facilmente as mudanças, porém a empresas podem investir no capital intelectual de seus funcionários organizando treinamentos, palestras, seminários, entre outros e assim certamente todos estarão mais aptos às novidades.
As mudanças organizacionais podem ser vistas durante reuniões ou em qualquer departamento da empresa, estas mudanças são somente as necessidades humanas e novas tecnologias cobrando adaptação, pois o que hoje gera bastante lucro talvez amanhã possa gerar muito prejuízo. O segredo do sucesso de uma empresa é um modelo de gestão criativo, adaptável à realidade moderna e ainda que valorize seus bens tangíveis e intangíveis.
Quebrar paradigmas é um novo modelo de gestão em um ambiente organizacional e ela é chute inicial para resolução de problemas empresariais com eficiência e rapidez. As mudanças podem gerar conflitos, pois contradizem o que já é de costume da empresa, ou seja, fogem da rotina de seus colaboradores os quais podem oferecer certa resistência as novidades.
Atualmente, as novas tecnologias são substituídas muito rapidamente. Para que as empresas possam evitar o fechamento das portas e, principalmente, se instabilidade no mercado que a cada dia fica mais competitivo os colaboradores e gestores deverão aprender a diferenciar o certo do errado.
A quebra de paradigmas é o suplemento para gerar bons resultados, desburocratização, aperfeiçoar recursos, inovação, e muitos outros na empresa. Por estes motivos precisamos estar sempre em aprendizado constante ou o mundo atual nos devora.
PASSO 3
A palavra gestão no dicionário “Aurélio” significa gerência/administração. O gestor organizacional administrará a empresa com base em princípios e valores pessoais adaptando-os nas necessidades da empresa. O gestor tem como principal característica a liderança, ou seja, ato de influenciar positivamente os colaboradores da empresa para que assim todos se unam para alcançar os mesmos objetivos. Este ainda deve possuir habilidades, novas ideias e, principalmente, criatividade para uma boa designação de recursos humanos, materiais e naturais.
O gestor organizacional é uma forma de administrador, porém mais adaptado às mudanças e cobranças do mundo atual. Este deverá destacar-se em sua criatividade para melhor organizar processos, melhorias de qualidade e muito mais, além de participar do ambiente externo para melhor estudar a concorrência e estar sempre melhorando a flexibilidade da empresa em relação às novas tendências.
Ao assumir um cargo gerencial a pessoa complementa a empresa com seus conhecimentos e experiências, assim somando com o estilo de gestão da organização e juntos melhorem o ambiente organizacional e quebra paradigmas para que assim a empresa e o gestor andem juntos e alcance a mesma missão.
ENTREVISTA:
Maria Tereza- Rachel qual o seu ponto de vista em relação às mudanças na maneira de gerenciar uma indústria?
Rachel Alves- É muito complexo falar sobre mudanças, seja ela qual for principalmente à visão comercial. Meu modo de ver é que as mudanças devem ser estruturadas pela equipe em um todo e também incorporada pela situação do mercado, de acordo com suas exigências.
Maria Tereza- Você já quebrou algum paradigma na indústria em que atua?
Rachel Alves- Não vejo necessidades, como a empresa é familiar, as decisões são tomadas até na sala de jantar de casa.
Maria Tereza- Você acha correto delegar responsabilidades aos seus gestores?
Rachel Alves- Sim, desde que a decisão final seja encaminhada ao diretor da empresa.
Maria Tereza- Então seria uma responsabilidade incompleta?
Rachel Alves- Parcialmente, o gestor tem como obrigação identificar o problema, visualizar uma solução e encaminhar a diretoria para uma concordância em comum.
Maria Tereza- Rachel finalize esta entrevista dando sua opinião sobre a gestão da diretoria da empresa em que você atua.
Rachel Alves- Tenho a impressão que paramos no tempo, mais por outro lado a empresa anda bem, obrigada!
Etapa: 2 Passo:1
A gestão de qualidade total ( em inglês Total Quality Managemenf
...