Decisões Rápidas X Decisões Apressadas
Ensaios: Decisões Rápidas X Decisões Apressadas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: morenarigon • 9/3/2015 • 468 Palavras (2 Páginas) • 172 Visualizações
No século XVI, a quantidade gerada de informação no mundo caberia em 200 livros. Hoje, a quantidade total cabe em 16 bilhões de livros. Em 1985, 12 dias era o tempo que levava uma carta para sair do Brasil e chegar nos Estados Unidos, hoje, esta carta virou e-mail, e chega em até 12 segundos.
Resumindo, no passado, tínhamos excesso de tempo, mas faltava informação, hoje, as coisas inverteram. Se por um lado temos excesso de informação, por outro lado, experimentamos a escassez de tempo.
Os gerentes de empresas estão diante de um dilema, ou tomam decisões rápidas, ou tomam decisões apressadas. Qual a diferença entre as duas? Decisões rápidas são aquelas decisões que tomamos baseadas em informações consistentes, pertinentes e atualizadas. Considero as decisões apressadas aquelas que tomamos com base no "achismo", ou seja, sem base dos fatos e dados.
A saída então seria coletar dados, processar e analisar estes dados, gerando informação e aí sim, tomar as decisões. Quando tiver todas as informações, então poderei tomar uma decisão rápida. Que mundo perfeito!
Não se esqueçam que temos 16 bilhões de livros em informação disponível. O processo então levará muito tempo, e como sabemos, falta tempo disponível para fazê-lo 100% na íntegra.
Eis aí o dilema real dos gerentes! Como ter as informações pertinentes, no mais curto espaço de tempo? Você pode optar por um software de CRM, você pode optar por um ERP, você pode buscar estas informações com um software de Data Mining, enfim, existem alternativas que podem ajudá-lo.
Porém existe uma ferramenta interna, dentro de você, que pode estar sendo pouco utilizada, ou mesmo, sendo ignorada. A INTUIÇÃO! Se existisse uma frase que define melhor a intuição, esta seria: ''Sei o que fazer, mas não sei por que''. A intuição simplesmente sabe instantaneamente o que fazer. Enquanto a razão trabalha, a intuição procede em raios. O mega investidor americano George Soros sempre sabe o que fazer para se dar bem no mercado financeiro. Quando sente dor nas costas, tem o pressentimento de que sua decisão não é a mais acertada.
Os instintos são baseados na vivência. Um gerente de empresas que se baseia em preconceitos e aparências pode intuir mal. Se ele sabe ouvir a voz interior, aquela construída em cima da vivência reconhece instantaneamente os bons pressentimentos. Estar atento aos pequenos detalhes faz toda a diferença. Porém, precisamos separar o que é achismo de intuição. As mulheres nunca disseram que gostam de carros altos porque lhe dão uma sensação de poder. Mas foi isto que uma montadora descobriu sobre um de seus carros!
Na encruzilhada de uma decisão, 99% é informação, 1% é intuição. Mas veja bem, você até pode errar dentro dos 99% da informação e seguir em frente. Mas errar na intuição, não tem segunda chance.
...