Definição Do Problema
Casos: Definição Do Problema. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: patrinci • 29/9/2014 • 461 Palavras (2 Páginas) • 361 Visualizações
EXERCÍCIOS DE DEFINIÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA
Exercício 1
Malhotra (2001) distingue problemas gerenciais de problemas de pesquisa de mercado.
Divida os problemas abaixo em problemas gerenciais e problemas de pesquisa de mercado.
1. Expandir a área geográfica de atuação.
2. Entrar em novos segmentos de mercado ou canais de distribuição.
3. Definir os meios de divulgação.
4. Posicionar produtos e marcas.
5. Avaliar a satisfação do consumidor.
6. Testar produtos e estratégias antes do seu lançamento.
7. Avaliar a eficiência da comunicação.
8. Definir a imagem da organização no mercado.
9. Credenciar revendedores ou distribuidores.
10. Avaliar resultados da mudança de embalagem no posicionamento da marca.
Exercício 2
Para os problemas gerenciais do exercício anterior, defina um problema de pesquisa.
Exercício 3
Dados os seguintes problemas gerenciais, defina o problema de pesquisa e o objetivo geral.
Problema 1 - Uma emissora de rádio pretende desenvolver um plano de comunicação institucional para fortalecer a imagem da organização junto ao público em geral e, em especial, entre ouvintes do sexo feminino entre 25 e 40 anos, classes B e C (ABIPEME). A estratégia é a de posicionar a emissora como consciente e colaboradora em relação aos problemas sociais da comunidade.
Problema 2 - Uma indústria química mantém projetos de filantropia ligados à educação dirigidos jovens de escolas públicas. O objetivo dessa estratégia é fortalecer a imagem da empresa junto ao público em geral, clientes e imprensa. A empresa está analisando a possibilidade de dar continuidade aos projetos.
Exercício 4
Tomando o exemplo do Capítulo 2 do livro de Malhotra, Pesquisa de Marketing: Uma Orientação Aplicada, defina o problema de pesquisa, o objetivo geral e alguns objetivos específicos.
“A Harley resolve o assunto
A Harley Davidson, fabricante de motos, renasceu com tamanha força nos anos 90 que seus clientes chegavam a ficar até dois anos na fila de espera por uma de suas máquinas. Embora os distribuidores recomendassem à empresa um aumento da produção, ela não parecia propensa a investir em novas linhas de montagem.
Afinal, alguma coisa os anos ruins do início da década de 80 haviam ensinado à administração da Harley: ela se tornara muito mais avessa do que inclinada a altos riscos. Pois havia uma dúvida principal pairando sobre a indústria: aquela alta demanda iria continuar a longo prazo, ou os clientes deixariam de sonhar com Harleys logo que surgisse uma nova marca da moda? A queda na qualidade das motos, aliada ao crescimento excessivamente rápido, haviam sido as causas
...