TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição - Escritório

Tese: Definição - Escritório. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Tese  •  792 Palavras (4 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 4

Definição – Departamentalização

As empresas industriais são divididas em departamentos de serviços e departamentos de produção e esses departamentos carregam custos de produção que devem ser descarregados (distribuídos) aos produtos. Ocorre que cada departamento tem custos diferentes e são utilizados de formas diferentes nos produtos, portanto a alocação dos custos aos produtos requer cuidados.

Os departamentos de produção são aqueles que, efetivamente, produzem, atuam sobre os produtos e têm seus custos apropriados diretamente a estes.

Exemplos de departamentos de produção:

Corte;

Montagem;

Acabamento;

Pintura.

Os departamentos de serviços não atuam na produção, mas dão suporte aos departamentos de produção. Seus custos são apropriados aos departamentos de produção (a quem prestam serviços). Os departamentos de produção recebem esses custos dos departamentos de serviços, juntam com os seus próprios custos e, finalmente, transferem aos produtos.

Exemplos de departamentos de serviços:

Administração da Fábrica;

Manutenção;

Almoxarifado;

Expedição;

Controle de Qualidade.

Alguns custos, embora sejam indiretos em relação aos produtos, são diretos em relação aos departamentos.

Exemplos:

• Depreciação das máquinas do departamento.

Custo indireto em relação aos vários tipos de produtos fabricados, mas diretamente atribuível ao departamento que possui as máquinas.

• Material indireto usado no departamento.

• Mão-de-obra indireta usada no departamento.

A sequencia lógica da contabilidade de custos (departamentalização) é :

Classificar os gastos entre custos e despesas;

Apropriar os custos diretos aos produtos;

Identificar os custos indiretos que podem ser atribuídos diretamente aos departamentos;

Ratear os custos comuns entre todos os departamentos ( de produção e de serviços) e distribuir os custos dos departamentos de serviços para departamento de produção, segundo uma ordem predeterminada de preferência primeiro aqueles que rateiam custos e todos os departamentos;

Tendo todos os custos dos departamentos de serviços alocados, aos departamentos de produção, dividi-los entre os produtos, seguindo algum critério de rateio.

CUSTO INDIRETO

Indireto é o custo que não se pode apropriar diretamente a cada tipo de bem ou função de custo no momento de sua ocorrência. Os custos indiretos são apropriados aos portadores finais mediante o emprego de critérios pré-determinados e vinculados a causas correlatas, como mão-de-obra indireta, rateada por horas/homem da mão de obra direta, gastos com energia, com base em horas/máquinas utilizadas, etc.

Atribui-se parcelas de custos a cada tipo de bem ou função por meio de critérios de rateio. É um custo comum a muitos tipos diferentes de bens, sem que se possa separar a parcela referente a cada um, no momento de sua ocorrência. Ou ainda, pode ser entendido, como aquele custo que não pode ser atribuído (ou identificado) diretamente a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento. Necessita de taxas/critérios de rateio ou parâmetros para atribuição ao objeto custeado.

São aqueles que apenas mediante aproximação podem ser atribuídos aos produtos por algum critério de rateio.

Exemplos:

1. Mão-de-obra indireta: é representada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com