Definição das características do empresário e seus atributos
Projeto de pesquisa: Definição das características do empresário e seus atributos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MARTAEU321 • 11/11/2014 • Projeto de pesquisa • 2.895 Palavras (12 Páginas) • 188 Visualizações
Centro Universitário Anhanguera de São Paulo – Campo Limpo
Gestão em Marketing 2° semestre
Gestão Financeira 2°semestre
SUMÁRIO
Introdução.........................................................................................................
Definição................................................................................................................
Condições para se tornar um empresário..............................................................
Relatório.................................................................................................................
Tipos de Sociedade....................................................................................................
Contrato Social da Sociedade limitada...................................................................
Introdução
Esta ATPS tem por objetivo definir as características do empresário e suas atribuições, e também a criação de uma empresa e seus requisitos necessários, desde o contrato social a escolha da Razão social.
Definição
a) Profissionalmente: Contratação de mão de obra, conhecimento da área em que está atuando,é necessário ter comprometimento e dedicação.
b) Atividade econômica: Atividade empresarial econômica é quando a empresa visa o lucro, transformação e distribuição de recursos naturais, bens e serviços.
c) Atividade organizada: é formada pelo conjunto dos quatro fatores da produção: capital, mão de obra, insumos e tecnologia.
Condição para se tornar um empresário
Ser profissional - o empresário deverá exercer atividade de forma habitual;
Desenvolver atividade econômica - buscar lucro na exploração da empresa;
Ter empresa organizada – capital, mão de obra, insumos e tecnologia;
Ser fabricante de mercadorias ou prestador de serviços;
Fazer intermediações de mercadorias e serviços;
Para ser considerado empresário, deverá ter capacidade civil, ausência de impedimento legal para o exercício da empresa, efetivo exercício profissional da empresa, regime jurídico peculiar regulador da insolvência e registro.
Todos os empresários estão sujeitos a três obrigações:
1. Registrar-se no registro de empresa antes de iniciar suas atividades (CC/2002, art 967);
2. Escriturar regularmente os livros obrigatórios;
3. Levantar balanço patrimonial e de resultado econômico a cada ano (CC. 2002, art. 1179);
O registro público de interesses para os empresário é denominado “registro de empresas mercantis e atividades afins" decorrente da Lei 8.934/94 (Lei de registro de empresas). Cada unidade federativa possui uma Junta Comercial.
Todos os empresários são obrigados a escriturar os livros obrigatórios. Esta escrituração possui a função gerencial, documental e fiscal. O pequeno empresário está dispensado de manter a escrituração comercial, valendo-se apenas do livro caixa.
O empresário deverá levantar anualmente o balanço patrimonial. A lei exige, além do balanço patrimonial, o levantamento dos lucros ou prejuízos acumulados, resultado do exercício e, origens e aplicações de recursos.
Qual é o conceito de empresário?
Dentro do código civil 966 Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção de bens e serviços.
Segundo Rubens Requião, “empresário é o sujeito que exercita a atividade empresarial”.
Quem a legislação não considera empresário?
Não é considerado empresário aquele que exerce profissão intelectual de natureza científica, literária ou artística.
Cite 5 características do empresário
Iniciativa, coragem para correr riscos,flexibilidade, eficiência e qualidade, capacidade de planejamento, responsabilidade.
Quais são os pressupostos fundamentais ao exercício de atividade empresarial
(Pressuposto: significado algo que se pressupõe; que se supõe antecipadamente é uma pressuposição)
Empresarial com o Direito Econômico, ou ainda com o Direito Comercial e o
Direito Civil,aponta neste sentido, a discriminação do domínio de cada um desde diferentes ramos do Direito se torna simples, desde o momento em que atentamos devidamente para a natureza das instituições que eles envolvem.
Uma coisa é a propriedade (Direito Civil), outra o exercício da liberdade contratual (Direito Comercial), outra, finalmente, são as restrições imposta, são exercício desta liberdade (Direito Econômico).
O que é uma empresa?
É uma organização que é caracterizada pelo seu objetivo de se obter lucro, podendo atuar no setor primário (agricultura, pesca, pecuária e extração de minério), secundário (atividades industriais e de construção e obras públicas), terciário (prestação de serviços, como comércio, distribuição e transportes).
Relatório
Para ser oficialmente e legalmente um empresário, a pessoa deverá ser profissional frequente e continuo dentro da área escolhida, caso contrario mesmo que deixa a empresa sob os trabalhos de terceiros e não exerce a atividade de forma habitual não poderá ser considerada empresário. Desenvolver atividade econômica com
...