Democracia
Seminário: Democracia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andrezacoimbramc • 24/11/2013 • Seminário • 390 Palavras (2 Páginas) • 190 Visualizações
Hoje em dia quando falamos em democracia, logo se aparece as seguintes questões: a democracia que é a educação para todos, onde é o ponto de partida, quando nos referimos aos direitos de cada cidadão,direito de se expressar e de expor suas ideias em conjunto com a sociedade e governo, saber que somos cidadão vivendo em cidadania, e com direitos, podendo ser votado e votar, isso é a democracia.
Sabendo que o hoje o poder esta mais acessivél do povo, poder este dado pela nossa constituição de 88, estamos em pleno direito que anteriormente era "roubado" por imperadores, ditadores e políticos que rejeitavam o cidadãos menos elevado a votar, mesmo sendo cidadão, como também ignoravam as mulheres, mas o tempo mudou e a cada ano estamos mais conscientes aprendendo o que é melhor para o Brasil.
Há alguns anos atrás tivemos uma escolha, se era preciso continuar ou não com o parlamentarismo, escolhemos o presidencialismo, mas se hoje o povo fosse convocado para uma consulta popular que viesse a tratar sobre algumas mudanças no governo, sobre novas formas de governas onde o povo vinhesse a ter "voz" de imediato iriamos reajir diferente da primeira escolha.
A consulta popular não teria muito sucesso, primeiro que os cidadãos mais velhos, que viveram e tem grande parte de sua vida ligada ao regime, e assima outra metade da população que é a maioria dos nossos joven, nem sabe o que é parlamentarismo e suas formas de governar, e ainda estamos vivenciando essa mudança que é a democracia.
Nós como cidadãos brasileiros com direito de voto, não aceitaríamos essa mudança, é importante relatar o a importância do atual regime, para não abalar de certa forma a economia e também outros fatores da da parte economica, estamos vivenciando uma grande mudança, desde a constituição de 88, país cresce a cada dia, se evoluindo e adequando-se aos poucos aos novos regimes que vem surgindo.
A nossa cultura é escolher o presidente e nunca delegar esse poder a outros que não seja nomeado para o cargo, ainda devemos mudar e muito. E não terias chances de nos habituarmos a velha ditadura, pois o presidencialismo é a nossa cultura.
...